Astronomia

Estudante mineira que descobriu asteroide em 2021 se prepara para fazer curso de astronauta da Nasa

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
17/05/2022 às 18:09.
Atualizado em 17/05/2022 às 18:20
 (Reprodução / Redes Sociais Laysa Peixoto)

A estudante de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Laysa Peixoto, de 18 anos, está contando as horas para "embarcar" em uma "viagem espacial". Na próxima semana, em 24 de maio, a estudante irá para os Estados Unidos para participar de um treinamento de formação de astronauta. Ela vai ser tripulante da expedição 36 do curso Advanced Space Academy, da Nasa, que simula uma missão espacial.

No ano passado, a moradora de Contagem, na Grande BH, descobriu um asteroide para a agência espacial americana como parte de um programa para estudantes chamado "The International Astronomical Collaboration" (Colaboração Astronômica INternacional). O asteroide foi batizado com as iniciais do nome completo da mineira: LPS0003.

"Estou na contagem regressiva aqui! Muito feliz e animada para continuar meu treinamento como astronauta e representar os brasileiros", diz Laysa Peixoto nas redes sociais. A estudante vem compartilhando na web sua preparação para a "missão" da Nasa, que inclui envio de documentos, exames médicos, atividades de mergulho e até uniforme que recebeu da agência espacial.

(Reprodução / Redes Sociais Laysa Peixoto)

No decorrer do programa, os alunos têm aulas com cientistas e engenheiros espaciais, encontro com astronautas e capacitação profissional. "Vai ser como viver um filme. Vou viver meu sonho e isso é indescritível", descreve a jovem mineira.

Além da descoberta do asteroide, o currículo da Laysa ajuda a explicar sua escolha para o curso da Nasa. "Faço parte do grupo InSpace, que inspira gerações nas Ciências Espaciais, realiza divulgação científica e auxilia estudantes de todo o Brasil na área da Astronomia. Fui medalhista em olimpíadas científicas nacionais e internacionais", conta a jovem nas redes sociais.

Em setembro do ano passado, ela fez uma "vaquinha" para completar o orçamento e cobrir as despesas da viagem para os EUA. "Assim, terei o privilégio de representar o Brasil na Nasa e em todo o mundo, levando comigo o sonho de milhares de brasileiros que, assim como eu, acreditam na ciência e na educação", descreve a aspirante a astronauta.