Após Bloqueio de Verbas

Estudantes de pós-graduação da UFMG terão refeições subsidiadas nos restaurantes universitários

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
12/12/2022 às 17:03.
Atualizado em 12/12/2022 às 17:11

Os alunos de pós-graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que foram afetados pelo atraso no pagamento das bolsas terão subsídio, em caráter emergencial, das refeições nos restaurantes universitários.

A decisão, que entrou em vigor nesta segunda-feira (12), foi tomada nesse fim de semana pelos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), devido aos recentes bloqueios orçamentários e financeiros efetuados pelo Governo Federal.

Os alunos que se enquadram nessa situação deverão apresentar documento com foto nos guichês dos restaurantes, que terão a relação dos beneficiários do subsídio. Segundo a Ifes, os pós-graduandos terão direito a três refeições: café da manhã, almoço e jantar.

Essa medida é temporária e terá validade até que as bolsas sejam efetivamente pagas. Atualmente, cerca de 2,3 mil estudantes recebem bolsa de mestrado, doutorado e pós-doutorado custeadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

De acordo com a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, a decisão é uma maneira de minimizar os impactos nas pessoas que necessitam da ajuda de custo para sobreviver. "É uma forma de minimizar os graves efeitos do contingenciamento imposto às universidades, que tem afetado particularmente os estudantes de pós-graduação, que precisam da bolsa para comer, comprar livros, pagar transporte e moradia".

Bloqueio das verbas
As universidades federais estão sob bloqueio orçamentário desde o início de dezembro. Algumas, inclusive, cobraram a liberação do dinheiro pelo Ministério da Educação e afirmaram que, atualmente, não têm condição de honrar com os gastos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por