Maus-tratos

Ex-funcionária de ONG é indiciada por matar 10 gatos envenenados após ser demitida em BH

Mulher teria envenenado animais no último dia de trabalho; dois foram resgatados com vida

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 03/09/2025 às 10:58.Atualizado em 03/09/2025 às 11:02.
Dez animais morreram e dois foram internados  (Arquivo Pessoal/Ana Flavia Pires)
Dez animais morreram e dois foram internados (Arquivo Pessoal/Ana Flavia Pires)

A Polícia Civil concluiu as investigações sobre a morte de dez gatos em uma Organização não Governamental (ONG), sediada no bairro Carlos Prates, região Nordeste de Belo Horizonte, e indiciou uma mulher de 34 anos, ex-funcionária da instituição, pelo crime de maus-tratos contra os animais.

Segundo a polícia, no dia seguinte à demissão da mulher, diversos animais apresentaram sinais de envenenamento, sendo que dez não resistiram e outros dois foram resgatados com vida. 

Segundo a polícia, a mulher foi indiciada pelo crime de “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A lei prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, com possibilidade de aumento devido às mortes dos animais. 

Ainda de acordo com a polícia, a mulher teria assinado um termo de voluntariado para continuar prestando serviços de forma gratuita, após ser demitida da atividade de limpeza da organização. 

Na manhã do dia 22 de fevereiro deste ano, ela teria comparecido à ONG e, logo após sair do local, os gatos apresentaram sinais de envenenamento. Foram realizados exames em restos de alimentos dados aos animais e foi possível confirmar o veneno. 

O inquérito foi encaminhado à Justiça.

Animais teriam sido envenenados por chumbinho

A presidente da ONG Basta Adotar, Ana Flávia Vieira Pires, compartilhou nas redes sociais o caso, relatando que ao chegar no abrigo pela manhã encontrou os animais já sem vida e muitos outros passando mal.

"Um de nossos voluntários veio pegar alguns gatinhos que iriam participar de um evento de adoção e viu que um deles estava vomitando e em sofrimento. Mas não deu para fazer nada, morreu nas mãos dela. Ela retornou ao gatil e encontrou outros em sofrimento e muitos em óbito e, de imediato, entrou em contato com a diretoria", explicou Ana Flavia.

Conforme explica, foram encontradas camisas no terreno dos vizinhos, o que leva à suspeita de que tenham sido usadas para invadir o local onde os gatos se encontravam. Dois dos animais foram levados para uma clínica veterinária em estado grave.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por