O hospital Lifecenter informou na noite desta quarta-feira (18) que duas pessoas internadas testaram positivo para a Covid-19. A instituição não divulga os nomes, mas a reportagem apurou que os pacientes em questão são os médicos ortopedistas Ernane Avelar Fonseca e Lucas Avelar, que são pai e filho. Os dois foram internados na última segunda-feira (16) e seguem em isolamento.
Outro paciente foi internado nesta quarta-feira (18) no Lifecenter com quadro sintomático do novo coronavírus e também está em isolamento, enquanto aguarda resultado para o exame laboratorial.
O hospital não informa o quadro clínico dos internados, por respeito à privacidade dos pacientes, mas a reportagem do Hoje em Dia conversou pela manhã com um familiar dos dois médicos.
Segundo ele, Ernane esteve nos Estados Unidos há alguns dias para participar de um evento de ortopedia. Ao voltar ao Brasil, ele apresentou sintomas da doença e foi internado no hospital Lifecenter, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, onde atua como ortopedista. Ainda segundo o familiar, o médico está entubado, possui um quadro grave, mas estável, e está respondendo bem ao tratamento.
Já o filho Lucas Avelar não esteve nos Estados Unidos, mas participou de um congresso médico em Campinas, onde poderia ter contraído a doença. Ele passa bem e não há risco de morte. Os familiares dos dois estão em quarentena.
Ernane Avelar é um dos maiores nomes da ortopedia e traumatologia no Brasil e é especialista em cirurgia no joelho. Já operou diversos esportistas. A clínica em que ele trabalha está de quarentena.
Não é possível verificar se os dois casos confirmados pelo Lifecenter costam do balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (18), indicando a confirmação de 19 pacientes com Covid-19, porque a pasta não divulga a relação de hospitais onde houve resultado positivo para o vírus.