Segurança

'Fake news tem sido um tormento para a sociedade', diz Zema sobre ameaças de massacre

Pedro Faria
pfaria@Hojeemdia.com.br
12/04/2023 às 10:36.
Atualizado em 12/04/2023 às 11:13
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou novas medidas de prevenção à violência em escolas na manhã desta quarta-feira (12). Em meio a casos de violência pelo país, como o ocorrido em Santa Catarina na semana passada, uma crescente divulgação de fake news anunciando massacres em escolas mineiras tem preocupado as autoridades.

O chefe do executivo estadual condenou a prática e disse que o governo tem investido em ações. “É um problema seríssimo. Nós temos orientado as superintendências, que têm repassados para as escolas sobre essa questão. As fake news tem sido um tormento para a sociedade como um todo. Essa campanha de esclarecimento é algo que temos que viver constantemente”, disse.

Na manhã desta quarta-feira (12), Zema visitou a Escola Estadual Amélia Santana Barbosa, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acompanhado do Secretário de Educação, Igor de Alvarenga, e pelo chefe do Estado-Maior da Polícia Militar (PMMG), coronel Marcelo Ramos, onde as medidas foram anunciadas.

Atualmente, o governo já faz várias atividades com estudantes para conscientizar e ajudá-los a descobrir e identificar notícias falsas. “É um trabalho que nossas escolas já desenvolvem com os estudantes. Nós já temos um plano de convivência democrática que já está atuando e trabalhamos o tema da fake news, de forma preventiva e de conscientização. Temos que evitar que elas sejam propagadas nas redes sociais”, explicou o Secretário Igor de Alvarenga

Novas medidas

O governo anunciou novas medidas para reforçar a segurança nas escolas estaduais. Será feito um investimento de mais de R$ 80 milhões para adquirir câmeras de segurança. A ideia é que 100% das unidades administradas pelo governo estadual sejam monitoradas 24 horas por dia por um sistema de segurança.

Outra medida que já começa a ser adotada a partir da semana que vem é o aumento na restrição de pessoas. Também será canal direto entre diretorias dos colégios, governo e Polícia Militar. Ele vai servir para facilitar as denúncias e aumentar a rede de proteção aos alunos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por