Escolas municipais em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, tiveram as aulas suspensas nesta quinta-feira (10), em decorrência da falta d'água no município. O desabastecimento foi confirmado pela Copasa, como parte do rodízio aplicado na Grande BH após o rompimento de adutora da companhia em Juatuba, no dia 1º de março.
Segundo comunicado da prefeitura, o abastecimento foi interrompido às 22h dessa quarta-feira (9), e se mantém até às 22h desta quinta. A cidade também passará por mais dois períodos de 24 horas sem água - um deles começando no domingo (13), e outro na quinta-feira (17).
Em decorrência da suspensão das aulas, o Executivo afirmou que a reposição do dia letivo será feita no dia 9 de abril. No caso das escolas que já não tiveram aula nessa quarta, a data marcada para reposição é 13 de agosto.
A reportagem do Hoje em Dia questionou a Copasa sobre alternativas no fornecimento, como uso de caminhão-pipa, que não levassem à interrupção de serviços essenciais. Segundo a companhia, "algumas escolas não apresentaram condições técnicas para fornecimento de água com o caminhão-pipa, como por exemplo a falta de reservatório inferior com ponto de engate para o abastecimento com o caminhão".
Disse ainda que disponibilizou 95 veículos para atendimento emergencial aos clientes prioritários, "como centros de saúde, creches e escolas". A Copasa confirmou que vai tomar providências para que o problema não se repita no próximo ciclo do rodízio.