Tarja Preta

Farmácias que vendiam remédios vencidos e exclusivos do SUS são alvo de mega operação em Contagem

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
18/08/2023 às 10:57.
Atualizado em 18/08/2023 às 11:20
 (Divulgação PCMG)

(Divulgação PCMG)

Quatro farmácias de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram alvo da Operação “Tarja Preta”, contra irregularidades na venda de medicamentos, na quinta-feira (17). Segundo informou a Polícia Civil, quatro pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.

Durante a ação, realizada no Centro e nos bairros Riacho das Pedras e Funcionários, policiais apreenderam medicamentos controlados sem procedência e escrituração, e produtos com prazo de validade vencidos. Foram encontrados também medicamentos com distribuição exclusiva do SUS, o que indica a prática do crime de receptação. Os medicamentos apreendidos estavam armazenados em um depósito e expostos à venda.

Além dos medicamentos, durante as buscas foram apreendidas cinco máquinas caça-níqueis e materiais relacionados ao jogo do bicho. Um homem foi conduzido à Central Estadual do Plantão Digital para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela contravenção penal.

De acordo com a delegada Andrea Pochmann, a venda ilegal de remédios controlados configura o crime de tráfico de drogas. Ela afirmou ainda que, somente em uma das farmácias fiscalizadas, foi possível encher um caminhão inteiro de remédios apreendidos.

Já o delegado Marcos Vinícius Almeida da Cunha explicou que os estabelecimentos investigados já vinham sendo denunciados pela população, o que reforça a importância das denúncias no combate ao crime.“É bom frisar para toda a população que tais denúncias são muito importantes para que tenhamos a informação e possamos conjuntamente coibir essa prática que é muito lesiva para o consumidor", disse.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por