
O Dia do Queijo Artesanal é comemorado nesta sexta-feira (16). Mas as celebrações vão se estender até o mês que vem. Está confirmada para os dias 12, 13 e 14 de junho a 7ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. Será no Parque da Gameleira, onde estarão reunidos dezenas de produtores de diferentes regiões do Estado.
Com entrada gratuita e programação para todos os públicos, o evento terá estandes de degustação e venda de queijos, pratos preparados por chefs convidados, oficinas temáticas, atrações culturais e espaço para produtores de outras iguarias regionais.
Este ano, pela primeira vez, a região produtora do Queijo Cabacinha, típico do Vale do Jequitinhonha, irá participar do evento.
O produto passa por um processo de regulamentação conduzido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio da Emater-MG, Epamig, IMA e instituições de ensino. A expectativa é de que a formalização impulsione a comercialização do queijo e traga mais segurança e valorização para centenas de famílias produtoras da região.
A edição 2025 do Festival do Queijo Artesanal de Minas contará com a participação de dez regiões oficialmente reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA): Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serro, Triângulo Mineiro, Serras da Ibitipoca e um 10º espaço destinado aos produtores de região sem caracterização.
Também haverá espaço para outros tipos de queijos artesanais mineiros, como as regiões de Alagoa (Queijo Artesanal de Alagoa), Mantiqueira de Minas (Queijo Artesanal da Mantiqueira de Minas), Serra Geral do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, com destaque para o queijo cabacinha, que foi recentemente regulamentado.
O festival é realizado pelo Sistema Faemg Senar e Sebrae Minas para valorizar o queijo artesanal de Minas e promover a gastronomia local, fortalecendo a economia e o turismo regional.
“A presença do Queijo Cabacinha nesta edição do estival representa um marco para a diversidade e para o reconhecimento das identidades regionais que fazem do queijo mineiro um patrimônio cultural. Celebrar o dia 16 de maio com esse anúncio reforça o nosso compromisso com os produtores e com o fortalecimento da cadeia do queijo artesanal no estado”, afirma o gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto.
Neste ano o Festival do Queijo Artesanal de Minas acontece conjuntamente à Megaleite 2025, a maior feira de pecuária leiteira da América Latina, ampliando a experiência dos visitantes com toda a cadeia produtiva do leite.
A programação será divulgada em breve no site oficial (neste link). O evento terá diversas atividades como seminários, oficinas, palestras e agenda de relacionamento.