veja galeria de imagens

Fiéis celebram Dia de Padre Eustáquio em BH; confira programação

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/08/2022 às 10:07.Atualizado em 30/08/2022 às 10:16.
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)
(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Fiéis celebram o Dia de Padre Eustáquio nesta terça-feira (30) em Belo Horizonte. A igreja dedicada ao beato, no bairro que leva o nome dele, terá uma programação intensa de comemorações durante todo o dia. Nesta manhã, duas missas foram realizadas logo cedo e reuniu centenas de pessoas. 

O padre Vinicius Maciel celebrou o retorno da programação integral nas comemorações em homenagem ao padre. "É um ano especial, nós estamos nesse período em conjunto de datas especiais e estamos caminhando para 2025 que é o centenário da chegada dela ao Brasil. Padre Eustáquio teve uma entrega total a serviço do povo. Isso marca a todos nós e é um apelo a juventude que a exemplo dele também querem se tornar missionários", afirma. 

O padre ainda afirma que a festividade é um passo importante para o processo de canonização de Padre Eustáquio, já que um membro da igreja foi enviado pelo Vaticano para acompanhar os trabalhos. 

"Nós estamos com esperança de levar adiante o processo de canonização. Nós aguardávamos a presença dele para 2020, mas não foi possível devido a pandemia. Ele veio para ver como está o processo aqui no Brasil. Temos uma confiança que ele seja canonizado", explicou. 

A advogada Mônica Coelho, de 50 anos, foi uma das fiéis a prestigiar as celebrações em homenagem ao padre. Ela afirma que o beato foi um símbolo para a igreja católica e para a instituição do desejo de novos tempos de saúde e paz. 

"Minha devoção por Padre Eustáquio começou com a minha vó. Eu acho que Padre Eustáquio foi uma alma maravilhosa que conseguiu fazer com que as pessoas desenvolvessem esse lema: saúde e paz. Eu acho lindo que ele fala que tudo passa, a dor e a alegria, e só Deus fica", conta. 

Beatificação

Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, Padre Eustáquio nasceu na Holanda no dia 3 de novembro de 1890. Filho de uma família muito católica, desde cedo desejou ser padre. Foi um dos três primeiros padres da congregação dos Sagrados Corações enviados ao Brasil.

No dia 16 de maio de 1943 lançou a pedra fundamental da atual Igreja dos Sagrados Corações, conhecida como Igreja do Padre Eustáquio, no bairro Padre Eustáquio. Em 30 de agosto do mesmo ano veio a falecer. Sua partida comoveu toda a cidade de Belo Horizonte.

Em 2003, o Papa São João Paulo II, reconheceu a heroicidade das virtudes de Padre Eustáquio, inscrevendo o nome do religioso na lista dos Veneráveis Servos de Deus, o processo de Beatificação ganhou um novo passo, o de apresentar um milagre para que o sacerdote fosse reconhecido pela Igreja e declarado Bem-Aventurado pela Santa Sé.

O milagre constatado foi a cura de um câncer, por intercessão do Padre Eustáquio, em benefício do padre Gonçalo Belém, de Belo Horizonte, fato comprovado cientificamente. Em 15 de junho de 2006, o processo de Beatificação de Padre Eustáquio foi concluído com a grande solenidade da Festa de Corpus Christi, no Mineirão, em BH.

Programação

As celebrações do dia de Padre Eustáquio ocorrem durante todo o dia. Ao todo, serão realizadas oito missas no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz que fica na Rua Padre Eustáquio, 2.405, no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Confira a programação:

Missas: 6h/ 7h/ 9h/ 11h/ 13h/ 15h/ 17h
19h – Missa Solene e procissão

(*) Informações de Valéria Marques

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por