devoção e fé

Fiéis lotam igreja na histórica São João del-Rei, na missa da Bênção dos Santos Óleos

Lia Lombardi
Especial para o Hoje em Dia
14/04/2022 às 11:49.
Atualizado em 14/04/2022 às 13:19
Fiéis participam da Missa do Crisma e da Bênção dos Santos Óleos, em São João del-Rei (Lia Lombardi)

Fiéis participam da Missa do Crisma e da Bênção dos Santos Óleos, em São João del-Rei (Lia Lombardi)

A Quinta-feira Santa relembra a última ceia de Jesus com os apóstolos, que simboliza a instituição da Eucaristia. Para os católicos, o sacramento contém o corpo e o sangue de Cristo, na hóstia e no vinho. A celebração lembra a morte e ressurreição de Jesus. 

Na histórica São João del-Rei, a tradicional missa do Crisma é celebrada na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, que aos 300 anos, é o centro de fé de 40 paróquias de mais de 20 cidades e milhares de pessoas.

Na manhã desta quinta-feira (14), a igreja barroca recebeu todos os sacerdotes da Diocese, além de padres convidados. Eles preenchem a Igreja desde a Capela-Mor até as primeiras fileiras da nave principal. As orações estão voltadas para os sacerdotes e sua missão de evangelização. 

O último a entrar é o bispo diocesano Dom José Eudes, que chega abençoando os presentes. Ele preside a cerimônia em que os sacerdotes reafirmam seu compromisso de conduzir os fiéis na fé. São mais de cem padres, além de convidados, como o arcebispo de Mariana, dom Geraldo, e o bispo emérito de SJDR, dom Waldemar.

Alguns símbolos do sacerdócio, como o livro dourado, chamado Evangeliere, são exibidos para a benção. O coral da Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da Catedral entoam hinos tradicionais como Kyrie Eleison, Glória, Sanctus e Agnus Dei, que emocionam os fiéis e dão o tom solene à celebração.

Santos Óleos

Durante a missa são abençoados os Santos Óleos. Eles representam o toque curativo de Deus na vida da pessoa e em várias passagens bíblicas, aparecem com vários significados no sentido de aliviar a dor. 

Trazidos em grandes cálices por diáconos e ministros, o Óleo dos Catecúmenos, o dos Enfermos e o do Crisma, considerado o mais nobre deles, são levados para o altar, onde serão benzidos.

Atrás deles, vêm o pão, o vinho e a água, elementos essenciais para o ofício do sacerdócio e da Eucaristia.

O Óleo do Crisma, significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. O dos Catecúmenos representa a libertação do mal e a preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito no Batismo. E o dos Enfermos, usado na “extrema-unção”, simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença e a preparação da passagem desta vida para a vida eterna.

A Bênção dos Santos Óleos só é feita uma única vez no ano e, depois da cerimônia, eles são distribuídos às paróquias para serem usados nos sacramentos do Batismo, da Crisma, na Unção dos Enfermos e na Ordenação de sacerdotes.

Programação

Você confere a programação da Semana Santa em São João del-Rei que tem sido registrada e compartilhada nas redes sociais pelo projeto Mapa do Patrimônio, que organiza e populariza informações sobre os bens materiais tombados e imateriais registrados na cidade. Para saber mais, clique aqui.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por