O Governo de Minas estima que a maioria dos motoristas que transitar pelo Rodoanel Metropolitano deve pagar pedágio de R$ 10 a R$ 15. A estimativa foi apresentada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.
Em entrevista ao Hoje em Dia nesta sexta-feira (19), o secretário explicou que o cálculo foi realizado a partir do perfil dos motoristas. "A maioria não usa o Anel (Rodoviário) inteiro, mas, sim, trechos. O principal deles, da BR-381 à BR-040", afirmou.
O pedágio no Rodoanel funcionará no chamado sistema free-flow, em que o motorista paga conforme a distância que rodar. O preço por quilômetro rodado será de R$ 0,35.
A obra viária foi leiloada na última sexta-feira (12), em São Paulo (SP). O grupo italiano INC S.p.A. venceu a licitação.
Construção em 2024
Conforme Marcato, a assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação deve ocorrer dentro de um mês. Em seguida, terá início o processo de licenciamento ambiental e oitiva de comunidades tradicionais.
Essas etapas devem durar cerca de um ano e meio. Com isso, conforme o secretário, a previsão é que as obras tenham início em 2024.
Investimento
Fernando Marcato informou que o custo total da construção do Rodoanel Metropolitano deve ser de cerca de R$ 2,7 bilhões aos cofres do Estado.
Desses, R$ 2,4 bilhões serão utilizados efetivamente nas obras; R$ 250 milhões serão usados como recursos de contingência para eventuais aumentos de custos; e R$ 93 milhões serão pagos pelo governo para a empresa vencedora nos três primeiros anos do contrato.
Parte desses recursos virá do acordo firmado com a mineradora Vale em ressarcimento à tragédia de Brumadinho, de 2019.
Segundo o Governo de Minas, essa é a maior Parceria Público Privada já celebrada no Estado. O contrato prevê 30 anos de prestação de serviço pela INC S.p.A.
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