PRESERVAÇÃO

Igreja de Ouro Preto que abriga restos mortais de Aleijadinho é restaurada e reabre após nove anos

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
01/08/2022 às 21:38.
Atualizado em 01/08/2022 às 21:39
Coletiva nesta segunda (1º) anunciou reabertura de igreja onde estão os restos mortais de Aleijadinho (Instagram Prefeitura Ouro Preto/Reprodução)

Coletiva nesta segunda (1º) anunciou reabertura de igreja onde estão os restos mortais de Aleijadinho (Instagram Prefeitura Ouro Preto/Reprodução)

Um dos mais importantes elementos da história, da cultura e do patrimônio de Ouro Preto vai reabrir as portas, depois de ficar fechado por nove anos. O Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, passou por uma meticulosa restauração estrutural e de seus elementos artísticos e vai voltar a receber o público. 

Nesta segunda-feira (1º), também foi anunciada a programação das festividades de benção, que vão do dia 19 ao dia 26 deste mês. 

A matriz é uma das maiores e mais suntuosas igrejas de Ouro Preto e sua construção norteou toda a ocupação no entorno, o que a tornou uma referência para a comunidade.

A igreja foi construída no século XVIII, em 1727, por Manuel Francisco Lisboa, pai de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado um dos maiores mestres do barroco mineiro. É o templo religioso, que estão sepultados os restos mortais de pai e filho. 

Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito da Diocese de Oliveira  declarou que “o santuário é a igreja com maior riqueza de talhas e não há outra igual em Ouro Preto." 

O religioso que também é Diretor do Museu Aleijadinho, a igreja também "é a maior e mais extensa de todas. São oito altares, cada um de um modelo diferente e com uma riqueza enorme de artistas - incluindo o altar onde está sepultado Aleijadinho.”

Dom Francisco Barroso Filho (Instagram Prefeitura de Ouro Preto/Reprodução)

Dom Francisco Barroso Filho (Instagram Prefeitura de Ouro Preto/Reprodução)

Já o Padre Edmar José da Silva, pároco e Reitor do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, comentou sobre a decisão de fazer as festividades de bênção em agosto. “Será um período bonito para podermos fazer a cerimônia religiosa de entrega por meio da comunidade. Do ponto de vista litúrgico, dia 15 de agosto celebramos a festa de Nossa Senhora da Assunção. Portanto, faremos a benção do santuário dentro de um contexto de celebração."

Padre Edmar José da Silva (Instagram Prefeitura de Ouro Preto/Reprodução)

Padre Edmar José da Silva (Instagram Prefeitura de Ouro Preto/Reprodução)

Já o prefeito de Ouro Preto,Angelo Oswaldo (PV) explicou que a demora na restauração se deve ao nível de detalhamento da igreja. “Tivemos o trabalho de reencontrar todas as estruturas que estavam sob várias camadas. Diversos elementos também foram recuperados”, disse. 

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto (Instagram Prefeitura Ouro Preto/Reprodução)

Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto (Instagram Prefeitura Ouro Preto/Reprodução)

Confira a programação das festividades de benção:

19/08-Sexta-feira

19h- Missa Festiva na Igreja de São Francisco de Assis. Após a Celebração, procissão conduzindo, de forma solene, o Santíssimo Sacramento até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A chegada, Benção do Santíssimo Sacramento.

20/08-Sábado

18h-Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção o Santuário.

18h30-Acolhida do Arcebispo, abertura Solene da Porta Principal do Santuário Matriz e entrada Pontifical.

19h - Missa Solene Cantada, presidida pelo Exmo. Revma. Sr. Dom Airton José dos Santos, DD. Arcebispo Metropolitano de Mariana- MG, com o rito de Bênção da igreja seguida de Coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.

21/08-Domingo

06h-Alvorada Festiva com repique de sinos.

08h- Celebração da Santa Missa Festiva

10h- Celebração da Santa Missa Festiva.

16h-Concerto de cravo com a organista Josineia Godinho. 19h Celebração da Santa seguida de Solene Canto do Te Deum Laudamus. Missa Festiva.

20h30-Apresentação do Coral Canarinhos de Itabrito-MG.

22/08 - Segunda-feira

09h-Café com as guias turisticos e funcionários da Paróquia e Museu Aleijadinho, seguido de visita guiada á Matriz de Nossa Senhora da Conceição com ênfase aos bens restaurados.

18h- Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

19h-Inauguração do Terço dos Homens Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Terço dos Homens da Paróquia São Sebastião de Itabirito-MG.

23/08 Terça-feira

19h- Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Santa Efigênia, com participação especial dos paroquianos dessa Paróquia. Ao final, homenagem dos visitantes Imaculada Conceição.

24/08 Quarta-feira

19h- Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paroquia Cristo Rel, com participação especial das paroquianos dessa Paróquia. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

25/08 Quinta-feira

19h-Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Santa Rita de Ouro Preto, com participação especial dos paroquianos dessa Paróquia. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

26/08 Sexta-feira

19h-Santa Missa Festiva presidida pelo Revmo. Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, com participação especial dos paroquianos dessa Paróquia. Ao final, homenagem dos visitantes à Imaculada Conceição.

20h- Apresentação da Escola de Música Pe. Simões e da Escola de Música São Pio X no interior do santuário.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por