saiba como participar

Instituto Mário Penna abre 2 mil vagas para mamografias gratuitas em BH

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
27/09/2022 às 10:56.
Atualizado em 27/09/2022 às 13:08
 (FELIPE COURI/ARQUIVO HOJE EM DIA )

(FELIPE COURI/ARQUIVO HOJE EM DIA )

Em ação que integra a campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, uma parceria entre o Instituto Mário Penna e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai oferecer duas mil vagas para exame de mamografia, essencial na detecção da doença. A ação tem como alvo mulheres de 50 a 69 anos. 

Os exames poderão ser realizados por mulheres que não tenham realizado a mamografia no último ano. O agendamento já está aberto e deve ser feito pelo telefone 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, das 7h às 18h.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o diagnóstico precoce do câncer de mama significa chance de cura de 95%. Diante do levantamento, o Instituto Mário Penna pretende ampliar o número de exames realizados neste ano. Em 2020, foram realizadas 8.264 mamografias na unidade, enquanto em 2021 foram 10.892. 

Segundo a Dra. Kerstin Kapp, mastologista do Instituto Mário Penna, a mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres na faixa etária indicada pelo Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Mastologia e Sociedade Brasileira de Radiologia, a fim de possibilitar o diagnóstico da doença em sua fase mais inicial.

“A mamografia periódica em mulheres sem sintomas aumenta o número de diagnósticos iniciais e, com isso, reduz o número de mortes causadas pela doença. Estudos robustos realizados na Europa e nos Estados Unidos consolidaram a indicação da mamografia periódica para redução da mortalidade pelo câncer de mama em até 40%", explica.

"O tamanho do tumor está diretamente relacionado ao prognóstico. Quanto menor o tumor, menor a chance das células terem saído da mama em direção ao restante do corpo humano, quando se instalam as chamadas metástases, responsáveis pela mortalidade pela doença”, completa.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, com alta letalidade. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento irregular das mamas, que se multiplicam até formar um tumor maligno.

Mulheres interessadas em realizar o exame preventivo podem obter maiores informações no site www.mariopenna.org.br.

(*) Informações de Instituto Mário Penna

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por