Ventosa

Integrantes de gangues que disputam o tráfico de drogas em BH são presos durante operação Duo Latera

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
07/11/2022 às 11:01.
Atualizado em 07/11/2022 às 18:22
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Membros de duas quadrilhas que disputam o tráfico de drogas no bairro Ventosa, região Oeste de Belo Horizonte, foram presos durante a operação Duo Latera, desencadeada pela Polícia Civil no fim de semana.

Conforme a corporação, foram cumpridos 11 mandados de prisão contra homens, com idades entre 20 a 39 anos. Um suspeito está foragido.

O delegado Guilherme Catão, responsável pela ação, explicou que as investigações começaram em outubro de 2019, quando Daniel de Jesus de Oliveira, membro da Gangue da Lojinha, foi assassinado com 9 tiros em uma emboscada após sair de uma festa. Para se vingar, o irmão gêmeo de Daniel planejou a morte do rival Emerson Cleiton, líder da gangue do Chafariz. O rapaz foi morto no dia 9 de novembro.

“Tratamos os dois homicídios como um inquérito só, para facilitar os trabalhos. Uma facção fala da outra, quem são os autores dos dois crimes. Com isso, conseguimos a expedição de doze mandados de prisão e treze de busca e apreensão”, explicou o delegado.

O irmão da primeira vítima, que planejou a morte do líder rival, foi preso na cidade de Guanhães, no Vale do Rio Doce.

Os mandados foram expedidos há duas semanas, mas não puderam ser cumpridos devido à lei eleitoral. Todos os suspeitos possuem passagens por crimes relacionados ao tráfico de drogas, roubos e furtos. Eles também são suspeitos de estarem envolvidos em outros quatro homicídios na região por conta do confronto entre as duas quadrilhas.

Duo Latera

A operação Duo Latera começou na sexta-feira (4) e terminou na noite de sábado (5), com o cumprimento do último mandado de prisão. “Sabemos que quando prendemos apenas membros de uma quadrilha, isso fortalece a gangue rival. Conseguimos pegar as duas principais facções que atuam na área da Ventosa e criamos um vácuo de poder que vai demorar para ser preenchido, reduzindo o tráfico de homicídios na região”, analisou o delegado.

Durante as ações, os policiais apreenderam uma pequena quantidade de drogas, uma moto e R$ 4 mil em dinheiro. Mais de 90 policiais participaram da operação, que contou com apoio de cães farejadores e um helicóptero.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por