Kalil diz que jogo do Galo 'não passou no teste' e promete barrar torcida se houver aglomeração

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
19/08/2021 às 09:50.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:42
 (Fernando Michel/Hoje em Dia)

(Fernando Michel/Hoje em Dia)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou, na manhã desta quinta-feira (19), que não tem receio de voltar atrás na decisão de autorizar o retorno da torcida aos estádios na capital. A declaração foi dada após ele dizer que se desesperou ao ver as cenas de aglomeração de torcedores do Atlético no Mineirão, na noite dessa quarta (18), antes do jogo contra o River Plate, pela Libertadores. 

"Do jeito que está não vai ter, não. Isso foi um acerto entre o Mineirão e o Atlético. Primeiro, foi bom o resultado, todo mundo sabe, nunca escondi meu coração atleticano para ninguém, mas quando eu vi aquela cena no Mineirão eu desesperei, ontem mesmo entrei em contato com o secretário de Saúde (Jackson Machado)", disse, em entrevista à TV Globo, nesta manhã. 

Kalil afirmou, ainda, que a volta da torcida ao Mineirão não cumpriu o “combinado” e que as cenas “horrorosas” foram um desrespeito ao prefeito. 

"A gente quer melhorar, quer ajudar, fazer tudo para melhorar, para compensar tudo o que todo mundo passou, mas quem pode colaborar, não colabora. Não foi isso que foi combinado, eu vi torcida organizada lá que, pelo preço do ingresso, não poderia estar lá, e eu quero apurar. Não tenho o menor receio de voltar tudo para trás. Estão enganados quem acha que 'é o Atlético, ele não vai fazer'. Não vai fazer, uma ova. Fizeram um desaforo e um desrespeito ao prefeito de Belo Horizonte", disse o prefeito, que também ponderou, que o primeiro jogo com retorno de torcedores não “passou no teste”.

"Se foi evento teste como disseram, não passou no teste, não vai acontecer de novo se for nesse molde. O que me entristeceu diante da minha alegria toda de ontem foram aquelas cenas horrorosas, irresponsáveis, porque o prefeito faz parte da irresponsabilidade, não estou jogando no colo de ninguém, porque o prefeito burro que é, aceitou que eles iam cumprir o compromisso que eles tinham com a prefeitura", finalizou.

Ainda segundo Kalil, a prefeitura irá convocar o Cruzeiro, que terá o retorno da torcida nesta sexta (20) contra o Confiança, para que os mesmos problemas não se repitam. “O Cruzeiro vai estrear agora no Mineirão. Nós vamos chamar o Cruzeiro para não se repetir isso”, concluiu.

Ao Hoje em Dia, o assessor de imprensa do Galo, Cássio Arreguy, disse que o clube fez tudo o que estava ao alcance para orientar o público e que lives e vídeos foram divulgados nas redes sociais como forma de alerta. Durante a partida, orientadores estavam no estádio para conscientizar os torcedores. 

Em nota, a Minas Arena, responsável pela administração do Mineirão, disse que se comprometeu a realizar o primeiro jogo visando uma retomada “segura e que garantisse o bem-estar de todos”, e que ofereceu a “ melhor estrutura possível”, adotando diversas medidas de segurança. 

“Além de o efetivo padrão empregado em uma partida desse porte, o Mineirão contou com brigadistas, orientadores de público e enfermeiros formando dezessete equipes multidisciplinares de ronda no estádio. O estádio foi equipado com QR Code e peças de sinalização para orientação dos protocolos de segurança, uso de máscara e higiene, instalação de 450 novos dispensers de álcool gel, bem como a  obrigatoriedade de apresentação do resultado impresso e negativo dos testes para diagnóstico da Covid-19, realizados até 72 horas antes da partida”, diz o comunicado. 

A Minas Arena informou, ainda, que, para o próximo jogo, estuda implementar mais melhorias e espera, por parte do torcedor, “que comportamentos negativos deste primeiro jogo teste sirvam de aprendizado para todos”.  “Uma amostragem de torcedores, recomendada por infectologistas, será testada após um possível período de incubação para que esses dados possam contribuir com os estudos vigentes de transmissibilidade do vírus”, finaliza a nota.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por