16 mil prisões

Maioria dos envolvidos no tráfico é formada por jovens ‘iludidos com a vida no crime’

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
24/07/2023 às 07:01.
Atualizado em 24/07/2023 às 16:01
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Não são só os flagrantes de apreensão de drogas que dispararam em Minas. As prisões também cresceram no Estado. O número de suspeitos detidos subiu 31%, passando de 12,2 mil nos cinco primeiros meses de 2022 para 16,3 mil neste ano. 

Em Minas, a maior parte das apreensões e prisões se concentra na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nas estradas, a incidência de criminosos de outros estados é maior. Já nas cidades, a maioria dos detidos é formada por jovens, “iludidos com a vida no crime”, lamenta o militar.

O tenente revela também que as estratégias dos bandidos para driblar as polícias é a realização de atividades comuns, que aparentemente não levantam suspeitas.

“Uma vez participei de uma operação que os militares abordaram uma idosa que estava com uma arma dentro de uma sacola de pão”, lembra o policial. Por este motivo, o chefe da Sala de Imprensa afirma que os militares são treinados para estarem atentos a todas as pessoas, sem distinção.

Para a Polícia Civil, o crime organizado cria diversas maneiras para ter sucesso no transporte de drogas e burlar as forças de segurança. Dentre elas, diversificação dos meios de transportes – tanto nas rodovias, quanto nas cidades – incluindo transporte aéreo em aeronaves fretadas e, atualmente, até drones. 

O uso de outras substâncias para distorcer o cheiro das drogas também é uma tática conhecida pela instituição. “Cada variação de droga ilegal possui um tipo de preparo, produção, armazenamento e distribuição”, informou a PC, por nota. Após apreendidos, os entorpecentes são incinerados.

As apreensões de drogas dispararam 51% em Minas, com a maconha no topo dos flagrantes. Segundo as forças de segurança, o aumento mostra que o combate ao crime têm dado resultado. Por outro lado, a atuação dos bandidos ainda segue no Estado, o que reforça o alerta de ações principalmente nas estradas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por