Saúde

Mais 10 leitos de CTI são reativados na Santa Casa de BH um mês após incêndio

Clara Mariz
@clara_mariz
28/07/2022 às 13:20.
Atualizado em 28/07/2022 às 13:35
 (Flávio Tavares / Hoje em Dia)

(Flávio Tavares / Hoje em Dia)

Depois de um mês do incêndio que destruiu parte do 10° andar da Santa Casa de Belo Horizonte, dez novos leitos de terapia intensiva foram reabertos nesta quinta-feira (28). Os quartos vão ficar na ala C, do mesmo andar atingido pelo fogo, mas que não sofreu tantas avarias. 

Ao todo, 50 leitos de CTI foram interditados em decorrência do incêndio, que aconteceu na noite de 27 de junho. Na mesma semana, a instituição reabriu 20 vagas de maneira provisória, sendo oito no bloco cirúrgico e 12 no 6º andar. 

“Esses locais foram adaptados para receber os leitos de terapia intensiva, que vão continuar funcionando até a reabertura total do CTI. Em resumo, dos 50 leitos desativados, hoje teremos 30 leitos disponíveis, sendo 10 no décimo andar e 20 provisórios em outros setores”, informou a Santa Casa, por meio de nota.

Relembre o caso 

Na noite de segunda-feira, 27 de julho, o 10º andar da Santa Casa de BH, onde estão localizados os leitos de CTI da unidade, foi atingido por um princípio de incêndio. O fogo teria começado em um quarto, sendo causado por vazamento de oxigênio atrelado à pane de um equipamento. Houve uma pequena explosão, segundo relato de uma funcionária e, em seguida, as chamas começaram a se alastrar.

Mortes registradas 

Dois pacientes que, segundo a Santa Casa, apresentavam quadro clínico grave e estavam internados, morreram durante a transferência realizada no momento que as chamas começaram. No entanto, a Polícia Civil informou que, na noite do acidente, três corpos foram encaminhados da instituição ao Instituto Médico-Legal de BH.

Ministro da saúde

Durante visita ao hospital, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a liberação de R$ 10 milhões para cobrir a reforma do andar destruído pelas chamas. Conforme a administração do hospital, o valor estimado para a recuperação total é de R$ 5,4 milhões. O restante da verba será aplicada na "implementação de projetos de regularização institucional".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por