dinheiro não chegou

Recuperação da ala queimada da Santa Casa pode começar semana que vem; uma pessoa segue internada

Luciane Amaral
lamaral@hojeemdia.com.br
06/07/2022 às 19:09.
Atualizado em 06/07/2022 às 19:36
 (Divulgação/Santa Casa de BH)

(Divulgação/Santa Casa de BH)

A técnica de enfermagem que foi parar no CTI, depois do incêndio na Santa Casa em BH, segue internada, agora na enfermaria. A mulher ficou na unidade de terapia intensiva do Hospital São Lucas, que pertence ao Grupo Santa Casa, desde a noite do incêndio, em 27 de junho.Ela teve alta da terapia intensiva na segunda-feira (4).

O fogo começou no décimo andar da Ala B, onde funcionava o Centro de Terapia Intensiva do maior hospital filantrópico do estado. A perícia ainda tenta identificar qual a origem do incêndio que, a princípio, teria sido motivado por uma pane em um aparelho, associado ao vazamento de oxigênio, gás altamente inflamável.

Os pacientes tiveram de ser removidos às pressas e, segundo a direção da entidade, dois morreram.

Dezenas de funcionários do hospital tiveram de ser internados - 25 no Hospital São Lucas e um no João XXIII, da Rede Fhemig (Fundação Hospitalar de Minas Gerais). Desses, dois foram parar no CTI, entre eles a técnica de 30 anos, que é a única ainda hospitalizada. A mulher teve alta da terapia intensiva na segunda-feira.

Apenas um quarto do CTI foi atingido pelas chamas. Mas todos os 50 leitos foram desativados. O hospital anunciou que espera iniciar, na próxima semana, algumas intervenções de recuperação do 10º andar. 

Enquanto as obras de recuperação do espaço não começam, 21 novos leitos de CTI foram abertos, sendo 8 no bloco cirúrgico, que teve parte adaptada para receber pacientes graves que necessitam de monitoramento médico contínuo, e outros 13 no 6º andar.

Em visita à Santa Casa, após o incêndio, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu R$ 10 milhões para ajudar no custeio das obras. Mas, por enquanto, o dinheiro ainda não chegou.

Segundo o hospital, o orçamento para recuperação da ala destruída no incêndio é de R$ 5,4 milhões. O restante dos recursos será utilizado em projetos de adequação do edifício.

Assim como em outras situações, a Santa Casa conta com o apoio da sociedade. Veja como doar: 

A Santa Casa BH recebe doações via depósito bancário (Banco Cooperativo do Brasil, número: 756, agência: 4027-4, conta: 1.600.001-3) ou através do PIX: doacoes@santacasabh.org.br. Veja os dados abaixo:

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte 
CNPJ: 17.209.891/0001-93
As doações em dinheiro também podem ser feitas pessoalmente na Provedoria da Santa Casa BH - Rua Álvares Maciel, 611 - Santa Efigênia - BH. Para mais informações, ligue para a Central de Doações: 0800 941 7377. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por