Tragédia de Mariana

Mais 4 cidades integram Fórum que discute reparação de danos do rompimento da barragem de Mariana

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
14/02/2022 às 21:56.
Atualizado em 14/02/2022 às 21:56
 (Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação)

(Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios/Divulgação)

Quatro municípios mineiros foram incluídos no Fórum de Prefeitos que discute a reparação do desastre de Mariana. A decisão foi tomada, nesta segunda-feira (14), após uma votação durante o 13º Encontro do Fórum Permanente dos Prefeitos do Rio Doce, em Aracruz, no Espírito Santo. As cidades incluídas foram: Rio Piracicaba, Açucena, Dom Silvério e São João do Oriente, todas localizadas no Rio Doce.

O rompimento da barragem de Mariana, em novembro de 2015, foi o maior desastre ambiental do país, que resultou na morte de 19 pessoas. A lama que chegou ao rio Doce atingiu municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O Fórum Permanente de Prefeitos foi criado após o desastre, para facilitar e melhorar o acesso às informações do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) por parte das prefeituras atingidas. As reuniões são bimestrais.

A secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto, explicou que os trabalhos de em torno da repactuação começaram há um ano com objetivo de oferecer uma reparação mais efetiva aos atingidos pelo rompimento da barragem e aos municípios atingidos. 

Na reunião desta segunda, foram discutidos assuntos sobre a repactuação do acordo do Rio Doce e a sua importância para dar celeridade na reparação das  cidades e das pessoas atingidas.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas, Marília Melo, a reunião é importante para centralizar a agenda ambiental de repactuação, especialmente sobre o saneamento básico, principalmente da água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

Leia mais

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por