Fique atento

Mais de 400 aposentados e pensionistas da PBH podem ficar sem salário; veja fazer o recadastramento

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/05/2023 às 08:52.Atualizado em 30/05/2023 às 09:40.
Decreto está publicado no Diário Oficial desta quarta-feira
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Decreto está publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para fazer o recadastramento de aposentados e pensionistas que nasceram em maio e recebem salário pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Até agora, dos 1.726 nascidos no mês, 426 ou 25%, ainda não fizeram o procedimento. Quem perder o prazo, poderá ter o salário suspenso e o pagamento só será retomado após a efetivação do recadastramento. 

Para realizar o processo, o aposentado deverá apresentar uma série de documentos no atendimento gerencial de qualquer unidade bancária do Bradesco. Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

O recadastramento é obrigatório e, este ano, está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.

Documentação Necessária

Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

  • Documento oficial de identificação válido e com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de casamento, se houver;
  • Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.
  • Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

  • Documento oficial de identificação válido e com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, a prova de vida poderá ser realizada por terceiros ou fora das agências:

  • Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;
  • Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;
  • Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.

Cronograma

O recadastramento será realizado ao longo do ano e o beneficiário deverá se dirigir às unidades bancárias a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Porém, a sugestão é que compareçam sempre entre os dias 11 e 25, quando há menor fluxo de pessoas nas agências e, assim, mais rapidez no atendimento.

Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário será suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento. Mais de 20 mil aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belo Horizonte deverão fazer o recadastramento/prova de vida ao longo do ano.

Perderam o prazo em 2023

A Prefeitura informou que 11 aniversariantes de janeiro (1% do total do mês), 18 de fevereiro (1%), 52 de março (3%) e outros 207 de abril (12%) não fizeram o recadastramento no prazo e estão com o salário bloqueado. Esses beneficiários poderão procurar qualquer agência do Bradesco para realizar o procedimento e regularizar sua situação de pagamento.

Prova de vida em 2022

Em 2022, 175 aposentados e pensionistas municipais não fizeram a prova de vida e ficaram impossibilitados de receber os salários. Eles foram convocados ao longo do ano passado para fazerem o procedimento no mês de aniversário, mas não compareceram. Desse total, 119 já procuraram a Prefeitura em 2023 e regularizaram sua situação. A Prefeitura ainda identificou 30 falecidos neste grupo.

Para voltar a receber o salário, o beneficiário que perdeu o prazo no ano passado só poderá fazer a prova de vida de 2022 na Central de Atendimento do Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, localizado na avenida Augusto de Lima, 30, Centro. Não será necessário agendamento para esse atendimento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por