
O Centro de Saúde Novo Aarão Reis, na região Norte de Belo Horizonte, foi fechado temporariamente na tarde desta sexta-feira (6) após um paciente com suspeita de sarampo procurar a unidade. Nos meses de agosto e setembro, esse protocolo foi adotado em 35 unidades de saúde da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que houve a vacinação das pessoas que tiveram contato com o paciente, foi feita a desinfecção do ambiente e, após isso, a unidade retomou o atendimento.
Nesses casos, a suspensão do atendimento dura em média duas horas. Minas Gerais está em alerta com os números crescentes de casos da doença, que é viral, infecciosa, grave e altamente contagiosa. Somente na última semana, o número de casos confirmados mais que triplicou no Estado, passando de quatro registros para 13.
A secretaria informou ainda que foram tomadas todas as medidas de protocolo do sarampo executadas diante da suspeita de diagnóstico da doença. Esses procedimentos são executados para resguardar a saúde das pessoas do local e evitar transmissões.
Veja a lista das unidades de BH onde o protocolo foi adotado:
21/08 UPA Centro-Sul
22/08 Centro de Saúde São Geraldo
23/08 Centro de Saúde Lagoa
24/08 UPA Centro-Sul e UPA Leste
26/08 Centros de Saúde Califórnia, Tirol, Cafezal, Dom Joaquim, Felicidade I e II e UPA Nordeste – sendo que o caso já foi descartado para sarampo
27/08 UPA Venda Nova e Centro de Saúde Jaqueline II
28/08 Centros de Saúde Osvaldo Cruz, Nossa Senhora Aparecida e UPA Norte
29/08 Centros de Saúde Nova York, Paraíso e UPA Leste
30/08 UPA Nordeste
31/08 UPA Venda Nova
02/09 Centros de Saúde Marcelo Pontel, Carlos Chagas, Jardim dos Comerciários e Alameda dos Ipês e as UPAs Nordeste e Venda Nova
03/09 Centros de Saúde Jardim dos Comerciários, Havaí e Waldomiro Lobo e as UPAs Norte e Pampulha
04/09 - Não houve fechamento de unidades
05/09 – Centro de Saúde Jardim dos Comerciários
06/09 – Centro de Saúde Novo Aarão Reis
A vacina é o mais importante método de prevenção. Confira dicas sobre imunização.
