BELO HORIZONTE

Manifestantes pedem revogação da exoneração de diretores da rede estadual de ensino em Minas

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com
04/07/2022 às 13:23.
Atualizado em 04/07/2022 às 14:38
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Trabalhadores em Educação realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (4) contra a exoneração de diretores de escolas estaduais em diversas regiões de Minas Gerais. O ato ocorreu em frente à Superintendência Regional de Ensino (SRE), no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte.

Durante o protesto, um carro de som do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) circulou pelas proximidades enquanto líderes da entidade discursaram sobre o assunto.

"As atribuições do diretor vão muito além do que vigiar quem está preenchendo diário no sistema. Os diretores estão a muito tempo carregando as escolas nas costas. A educação em Minas só tem funcionado porque temos diretores que amam de fato", disse uma líder sindical durante o protesto.

Conforme a categoria, diversos casos de desligamento de servidores aconteceram em diversas cidades do Estado, sobretudo, em instituições abrangidas pela Superintendência Metropolitana B da Secretaria de Educação. 

Ainda segundo o sindicato, as escolas afetadas fazem parte do projeto do governo do Estado de "destruição dos princípios de direitos consagrados na educação pública, como a gestão democrática".

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que, em todo o Estado, foram sete exonerações e que "a mudança na gestão de algumas escolas ocorreu em virtude de situações relacionadas ao descumprimento do dever e das responsabilidades de gestores". 

Ainda conforme a SEE, as exonerações se deram após não preenchimento, dentro do prazo determinado pela secretaria, do Diário Escolar Digital (DED). Segundo a SEE, "o DED é a ferramenta que possibilita o acompanhamento da frequência e nota dos estudantes e que orienta as ações pedagógicas e de continuidade de estudos". Além disso, "é por meio dele que são identificadas situações de infrequência, abandono e evasão escolar e perdas de aprendizagem".

A SEE disse que, nesses casos de "não cumprimento das regras", adotam-se as "medidas gerenciais necessárias". 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por