Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

Mãozinha Digital

Metade dos consumidores mineiros aposta na IA para ‘caçar’ descontos na Black Friday, diz pesquisa

Eletrodomésticos estão entre os produtos mais procurados pelo público em Minas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/11/2025 às 20:38.Atualizado em 25/11/2025 às 20:38.

Já considerada “aliada” no cotidiano de diversas pessoas, a Inteligência Artificial (IA) também deve ajudar os mineiros a encontrar os melhores descontos durante a Black Friday. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa, divulgada nesta terça-feira (25), pelo Mercado Livre e Mercado Pago. 

O levantamento indica que 49% dos entrevistados planejam recorrer à IA na busca por “ofertas mais vantajosas” no período promocional. A pesquisa aponta também que 46% dos consumidores afirmam ter organizado as finanças, o que permitirá gastos maiores neste ano.

'Alvos definidos' pelos consumidores mineiros

O levantamento indicou que os consumidores mineiros já têm definido o que querem comprar na Black Friday de 2025. Os eletrodomésticos lideram a lista, mencionados por 45% dos entrevistados. Na sequência aparecem itens de moda (36%) e eletrônicos e celulares (34%).

Cartão de crédito segue como principal forma de pagamento 

Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito continua como o favorito dos consumidores, sendo escolhido por 44% dos entrevistados. O Pix aparece em segundo lugar, com 28%. 

A escolha por compras parceladas segue forte no Estado, com 75% dos entrevistados pretendendo dividir o valor dos produtos. A maioria (70%) vai optar por parcelar em até seis vezes, enquanto 24% planejam estender o pagamento para até 12 parcelas e 6% em mais de 12 vezes.

A pesquisa “Panorama de Consumo” foi feita entre 14 e 20 de outubro. Segundo o Mercado Livre, 3,5 mil consumidores de Minas foram ouvidos. Detalhes sobre a metodologia do estudo não foram divulgados. 

Alerta contra o endividamento é reforçado

Apesar de muito esperada por consumidores em busca de descontos, a Black Friday deve ser encarada com prudência. Recentemente, o coordenador do Procon da ALMG, Marcelo Barbosa destacou que o consumidor deve ficar atento e evitar o endividamento.

Segundo o especialista, antes de se decidir pela compra, a pessoa deve analisar se, de fato, precisa do produto; se tem dinheiro para pagar à vista; e se a compra precisa ser feita neste momento ou pode ser adiada.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por