Catraca livre?

Metrô cobra tarifa neste domingo de eleições e CBTU diz que não foi comunicada sobre gratuidade

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
30/10/2022 às 09:14.
Atualizado em 30/10/2022 às 09:55
Estação Carlos Prates (Júnia Rodrigues)

Estação Carlos Prates (Júnia Rodrigues)

Usuários do metrô de Belo Horizonte foram surpreendidos na manhã deste domingo (30), dia do 2º turno das eleições. Na Estação Carlos Prates, na região Noroeste, muita gente esperava não pagar pelo transporte, como foi anunciado pelo Sindicato dos Metroviários. Mas a cobrança está sendo feita normalmente.

Segundo os metroviários, a Justiça Federal havia determinado no sábado (29) que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) oferecesse transporte gratuito das linhas de metrô de Belo Horizonte neste domingo. 

A decisão foi tomada após uma ação popular protocolada por Francisco de Assis Maciel, presidente da Associação de Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH, o Sindimetro, que pedia o passe livre. Mas, até o fechamento desta reportagem, a determinação não tinha sido cumprida.

A auxiliar de limpeza Marinalva Lina de Jesus estava saindo do trabalho para ir votar e foi surpreendida com a cobrança da tarifa. "Às vezes, a pessoa não tem o dinheiro da passagem e chega aqui é surpreendida. Aí, volta para trás e não vai poder votar. Ainda tem que pagar lanche porque mora longe, um gasto a mais”, afirma.  

Quem também não gostou da cobrança da passagem do metrô foi o supervisor Ricardo Lopes, que é usuário frequente do transporte. “Eu tinha esperança que não fosse cobrado, para mim é novidade. Estou voltando do serviço e indo votar."

O eleitor fez questão de manifestar sua indignação."Não concordo com essa decisão, pois temos direito a exercer o voto e muita gente vai deixar de fazer isso porque não vai ter condição de pagar o transporte”, alerta. 

Cristiane Gomes é cuidadora de idosos, mora em Santa Luzia, na região metropolitana, e também voltava do serviço. Para ela, neste domingo, a exemplo do que ocorre com os ônibus coletivos, a catraca do metrô também deveria estar liberada. “Pelo menos um dia no ano. Ia facilitar muito”.  

Em nota, a CBTU-MG, que atualmente administra o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que, até o momento, não
foi notificada oficialmente de qualquer decisão sobre a gratuidade no transporte metroviário neste domingo. 

Ainda segundo a empresa, "tão logo seja concretizada a notificação, a CBTU MG, prontamente, cumprirá a decisão do Poder Judiciário", escreveu.

O metrô funciona normalmente nesta data, não há mudanças no valor da passagem, que tem a tarifa unitária de R$4,50.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por