Luto

Mila, a zebra do Zoológico de BH, morre aos 19 anos após quadro de cólica intestinal

Clara Mariz
@clara_mariz
25/07/2022 às 08:39.
Atualizado em 25/07/2022 às 11:32
 (Divulgação)

(Divulgação)

O Jardim Zoológico de Belo Horizonte está em luto desde o domingo (24), quando a zebra Mila, que estava no local desde 2006, faleceu após apresentar um quadro agudo de cólica intestinal.

Em uma nota, a  Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) informou que Mila começou passar mal na última quinta-feira (24) e que, desde então, passou a receber tratamento diário com analgésicos e anti-inflamatórios injetáveis, ficando sob intensa supervisão da equipe de Veterinários, Biólogos e Tratadores de Animais do Zoológico.

Mesmo apresentando uma ligeira melhora e sair do quadro agudo da doença, Mila não se recuperou e morreu. De acordo com a fundação, a cólica é uma doença frequente nos equídeos, sendo caracterizada por um quadro de dor intensa e diversas alterações no aparelho digestivo.

(Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica / Divulgação)

(Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica / Divulgação)

A necropsia do animal já foi realizada e, após o processamento dos exames laboratoriais coletados, será possível obter informações detalhadas sobre a gravidade das lesões e a causa da morte.

19 anos

Mila era da espécie Burchell e estava com 19 anos. Ela chegou ao Zoo de BH em maio de 2006, com 3 anos.

A espécie de Mila é encontrada nas savanas abertas de todo o sudeste da África. Na natureza, os indivíduos vivem em média 15 anos, pois seu crescimento populacional e a longevidade média são mais afetados pela predação.

Ainda segundo a PBH, de todos os equídeos selvagens, as zebras de Burchell são as únicas espécies que não se encontram ameaçadas de extinção, apesar da constante perda de habitat e da caça ilegal, que são os principais impactos enfrentados pela espécie atualmente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por