Esmeraldas

Minas confirma caso de gripe aviária em galinha doméstica na Grande BH

Mapa registra caso em Esmeraldas, sem ligação com granjas comerciais, e reitera que consumo de carne e ovos é seguro

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/07/2025 às 11:23.Atualizado em 30/07/2025 às 11:31.
 (Pixabay)
(Pixabay)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou um caso de gripe aviária no município de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A infecção, classificada como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), foi diagnosticada em uma galinha doméstica, criada para subsistência em ambiente familiar, sem qualquer vínculo com granjas comerciais ou a produção alimentar em larga escala.

A confirmação do caso, que ainda está em investigação, foi realizada pelo Ministério no último dia 26 de julho. A IAAP, geralmente causada pelos vírus H5N1 ou H7, é caracterizada por uma elevada taxa de mortalidade entre aves.

Este é o 185º caso de gripe aviária confirmado no Brasil desde maio de 2023 e o 5º em territorio mineiro. No estado, quatro focos haviam sido confirmados em aves silvestres - ganso, irerê, pavão e um cisne - criadas como aves ornamentais no município de Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O Ministério da Agricultura fez questão de reiterar que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, e que o Brasil nunca registrou um caso de gripe aviária em humanos.

Em nota, a Prefeitura de Esmeraldas informou que está adotando todas as medidas necessárias para apurar os fatos, controlar a situação e prevenir novos casos de Influenza Aviária (H5N1) no município. Equipes técnicas do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) estão atuando na área afetada desde a confirmação, realizando o monitoramento e aplicando medidas sanitárias preventivas. A prefeitura garantiu que continuará acompanhando a situação em articulação com os órgãos competentes.

A reportagem buscou o Ministério e a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais para mais informações sobre o caso específico e aguarda retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por