Minas ganha 1ª usina de biometano, que transforma resíduos da cana em combustível renovável
Instalada em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, unidade da Zeg Biogás utiliza vinhaça para produzir energia sustentável e deve gerar 70 empregos até o fim do ano
A primeira empresa produtora de biometano em Minas foi inaugurada nesta sexta-feira (17), em Tupaciguara, no Triângulo. A Zeg Biogás será capaz de transformar resíduos da cana-de-açúcar em combustível renovável. O investimento, de R$ 78,6 milhões, ajuda a impulsionar a transição energética e a fortalecer a economia local, com a geração de 70 empregos diretos e indiretos.
O diferencial da planta é o aproveitamento da vinhaça, subproduto do processamento da cana, como matéria-prima para a produção de biometano, um gás 100% renovável com alto potencial de descarbonização. O processo consiste na purificação do biogás, eliminando impurezas e concentrando o metano - etapa que garante desempenho energético e baixa pegada de carbono.
A inauguração do empreendimento contou com a presença de representantes do Governo de Minas, das prefeituras municipais de Tupaciguara e Uberlândia, diretores das empresas envolvidas na operação, lideranças do setor energético, do Governo Federal e da Siamig Bioenergia, associação que representa as agroindústrias mineiras de açúcar, etanol e bioeletricidade.
Durante o evento também foi lançada a Biorrota BR-050, que vai ligar usinas e consumidores de energia limpa no Triângulo Mineiro. O objetivo é fortalecer o setor bioenergético e criar novas oportunidades de negócios na região.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da Agência Minas
Leia mais: