Saúde

Minas já registra oito casos suspeitos de hepatite aguda misteriosa que afeta crianças

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
27/05/2022 às 17:55.
Atualizado em 27/05/2022 às 18:05

Já são oito os casos suspeitos em Minas da hepatite aguda misteriosa que afeta crianças. Em novo balanço, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) aponta que, dos 12 casos notificados, quatro foram descartados, três são classificados como suspeitos e cinco seguem em investigação. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira (26).

Segundo notificações enviadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), os casos que estão em investigação são de crianças que residem em Liberdade, Montes Claros, Uberlândia, Araguari e Tiradentes.

Já os casos suspeitos são de moradores de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Ibirité. Duas notificações aguardam entrega de resultado de exames para confirmar ou descartar a doença.

Foram descartados dois casos em Montes Claros, um em Perdigão e outro em Lagoa Santa. Todos os registros da hepatite misteriosa foram notificados ao Ministério da Saúde.

De acordo com a SES-MG, os principais sintomas da doença que afeta crianças são dor abdominal e vômitos, acompanhados de alterações de enzimas hepáticas.

Hepatite aguda misteriosa
Hepatite é um termo genérico utilizado para se referir a um processo inflamatório que ocorre no fígado. Essa inflamação pode ser associada a diversos fatores, incluindo infecções virais.

A hepatite aguda grave de causa desconhecida está sob vigilância e investigação da Organização Mundial de Saúde (OMS), devido ao aumento da frequência e de seu perfil de gravidade. Além disso, as causas de hepatite comumente conhecidas foram descartadas em todos os casos suspeitos no mundo, segundo a OMS.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por