Minas libera torcida em estádios, mas será preciso aval de prefeituras e federações; veja regras

Anderson Rocha e Luiz Augusto Barros*
portal@hojeemdia.com.br
15/07/2021 às 15:51.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:25
 (Mineirão/Divulgação)

(Mineirão/Divulgação)

O governo do Estado liberou a presença das torcidas nos estádios de futebol independente de qual onda do Minas Consciente a cidade onde a partida será realizada está incluída. No entanto, há a necessidade do aval das federações e das prefeituras para a realização de jogos com público. A autorização acontece devido ao progresso da vacinação e a melhoria dos indicadores da doença no território mineiro. 

As mudanças foram deliberadas pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quinta-feira (15), e divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). As alterações, que valem para eventos de natureza esportiva, religiosa, comercial ou social nas cidades que aderiram ao programa estadual, começam a valer em 15 de agosto. As prefeituras têm a palavra final e podem vetar as atividades.

Na semana passada, o retorno dos torcedores às arquibancadas estava previsto apenas nos municípios na Onda Verde do Minas Consciente. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, as novas regras, aprovadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes), se baseiam em experiências bem-sucedidas em outros países.

“Fizemos uma ampla discussão e a equipe técnica buscou exemplos em outros países que já passaram por uma fase de vacinação semelhante à nossa (50% com primeira dose e segunda dose crescendo, chegando próximo de 15%) para definir as regras”, afirmou à Agência Minas.

O chefe da pasta estadual lembrou, ainda, que os novos protocolos poderão ser atualizados conforme as mudanças no cenário epidemiológico. Veja as novas regras abaixo:

Regras mínimas:

  • Entrada do evento: aferição de temperatura, controle no fluxo de acesso e acesso com hora marcada;
  • Distanciamento de 1,5 metros: a ser aplicado em filas, entre cadeiras/assentos e também no cálculo da capacidade;
  • Apresentação de documento de imunização presumida: cartão de vacinação que comprove imunização completa superior ou igual a 15 dias ou PCR ou laudo médico com positividade para Covid-19 (entre 15 e 90 dias).

*É obrigatório comunicar as regras aos participantes e facilitar a devolução do ingresso 

Por onda:

Vermelha 

  • Lotação máxima de 50 pessoas ou 10% da capacidade em ambientes fechados; 30% da capacidade em ambientes ao ar livre;
  • Duração máxima de 5 horas;
  • Horário permitido: entre 8h e 21h.

Amarela

  • Lotação máxima de 300 pessoas ou 30% da capacidade em ambientes fechados; 600 pessoas ou 50% da capacidade em ambientes ao ar livre;
  • Duração máxima de 6 horas;
  • Horário permitido: entre 7h e 23h.

Verde

  • Lotação máxima de 50% da capacidade em ambientes fechados; sem limite de lotação em ambientes ao ar livre;
  • Duração máxima de 12 horas;
  • Sem restrição de horário.

Mudanças de ondas

A macrorregião de saúde Sudeste vai avançar, neste sábado (17), para a Onda Verde do programa estadual. Na mesma data, Norte e Sul irão para a Amarela. Com as alterações, 12 das 15 regionais estarão posicionadas em níveis mais flexíveis de funcionamento das atividades.

Apenas três regiões (Triângulo do Sul, Nordeste e Leste do Sul) se encontram na Onda Vermelha, considerada a mais restritiva. Mesmo assim, o Estado reforçou que nenhuma delas possui cenário epidemiológico desfavorável, o que inviabilizaria, por exemplo, a volta às aulas presenciais. 

*Com Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por