
Cerca de 2,4 milhões de mineiros ainda não voltaram aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O atraso foi informado pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, nesta quinta-feira (10) durante entrevista coletiva.
Até esta manhã, segundo dados divulgados pela pasta, 15,9 milhões de pessoas concluíram o esquema vacinal contra a doença no Estado, com duas doses ou dose única. Isso representa quase 75% da população com 5 anos ou mais.
Já a primeira dose foi aplicada em 16,8 milhões, sendo 79% do público-alvo. O cenário reforça um alerta diante da continuidade da circulação do vírus em Minas.
“A ponderação que a gente faz é que isso inclui crianças de 10 e 11 anos, mas é um número pequeno. Mas este número de mais de 2 milhões sem a segunda dose também é importante em relação ao reforço. Por isso a importância de lembrar que é preciso tomar as duas doses além do reforço para adultos”, disse.
Ainda segundo o titular da pasta, o número de óbitos registrados por causa da enfermidade é superior nos grupos que não estão vacinados ou que tomaram apenas a primeira dose. “Fica o alerta: é importante vacinar para a gente normalizar a nossa vida. A gente precisa imunizar a população não vacinada para que a gente vire de vez a página da pandemia no Estado”, concluiu.