
Idosos com 70 anos ou mais poderão receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em Minas. A decisão, que será deliberada neste sábado (2), foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante coletiva concedida à imprensa na manhã desta sexta-feira (1º). Até então, somente o público acima dos 80 anos estava recebendo a quarta aplicação.
Segundo o titular da pasta, mais de 1 milhão de mineiros poderão garantir a imunização a partir de então. A ampliação é considerada necessária já que o público é mais vulnerável à doença e tem resposta imunológica mais baixa, assim como os imunossuprimidos, que já recebem a dose adicional no Estado.
“Pelo número de doses que temos disponíveis, nós vamos incluir. Vale destacar que essa decisão é importante. Nunca se acompanhou tanto uma doença como essa, nunca se preocupou tanto com uma doença infecciosa como a Covid. Então é comum de qualquer vacina a imunização se perder com o tempo, principalmente imunodeprimidos e idosos”, disse, orientando para a importância da imunização, independente do número de doses.
“Isso não tem a ver com a vacina de Covid, ela não é pior, isso é comum. E a gente incluiu a vacina para as pessoas com mais de 70 anos porque, se a gente considerar que todo idoso vai tomar a dose, a gente sabe que temos unidades suficientes. Belo Horizonte, por exemplo, poderia iniciar hoje a vacinação desse público”, considerou.
Na capital mineira, aproximadamente 72 mil idosos com 80 anos ou mais recebem, a partir desta segunda-feira (4), a quarta dose do imunizante. É preciso, no entanto, ter recebido a terceira aplicação há ao menos 4 meses.
Leia mais:
Minas vai desobrigar uso da máscara contra a Covid em locais fechados a partir de 1º maio
Baixa cobertura da 3ª dose contra Covid pode impedir fim da máscara em locais fechados na Grande BH
Belo Horizonte registra 14 mortes pela Covid em 24h; indicadores continuam no nível verde de alerta