
Moradores da rua Serra Negra, na Pedreira Prado Lopes, região Noroeste de Belo Horizonte, denunciam infestação de escorpiões. Em toda vizinhança há relatos de pessoas picadas, incluindo duas crianças. A população pede ajuda da Prefeitura de BH para solucionar o problema.
Antônia Josefa de Souza, de 72 anos, é uma das moradoras que reclamam do problema e contou como foi picada pelo aracnídeo. "Eu estava dentro de casa, no quarto, arrumando minha cama, quando senti algo me beliscando. Eu fui parar no pronto-socorro. Quase morri, porque tenho problema vascular".
Essa não foi a primeira vez que ela encontrou o animal dentro de casa. Segundo a idosa, além do quarto, dois escorpiões foram encontrados na sala e um no banheiro.
O problema é mencionado também pelo servente de pedreiro Bruno Vicente Ferreira, de 25 anos. "Está infestado. Todos os prédios estão infestados, eu acho direto. Toda vez que trabalho em alguma casa, encontro algum. Ontem (28) eu achei um dentro do meu quarto", descreveu.
Os moradores também relatam que são encontrados aracnídeos de diferentes espécies, tamanhos e cores.
Mais picadas
Rafael Augusto da Silva, de 27 anos, também trabalha com construção civil e já foi picado na mão enquanto trabalhava na demolição de uma casa. Até o filho dele, Miguel, de 5 anos, já foi vítima do animal. "Na época, fomos para o hospital. Eu fiquei seis horas em observação e ele ficou 12h. Está um perigo porque tem muita criança aqui. Tem que resolver logo para não acontecer com outras pessoas", desabafou.
A moradora Antônia de Souza aproveta para fazer um apelo para o poder público: "Estamos precisando de ajuda. A Prefeitura precisa ajudar a gente. Pagamos imposto, pagamos tudo. Somos seres humanos".
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que todas as solicitações de vistorias referentes à presença de escorpiões em imóveis da rua Serra Negra foram atendidas.
"Os agentes de combate a endemias realizam vistorias rotineiras para avaliação de locais com aparecimento de animais peçonhentos, especialmente escorpiões", afirmou a PBH.
Ainda segundo a Prefeitura, as vistorias são feitas de acordo com a demanda da população e têm caráter educativo, ensinando medidas preventivas e protetivas.
A orientação da PBH é para a população manter as residências e lotes sempre limpos, livres de entulhos, restos de alimentos ou outros materiais que possam servir de abrigo para escorpiões e atrair presas dos aracnídeos, como baratas. Deve-se ter cuidado também com caixas de gordura e esgoto mal vedadas e frestas em parede.
Leia mais: