Sinal de TV

Moradores de BH inscritos no CadÚnico podem receber antenas parabólicas digitais gratuitas

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
05/07/2022 às 14:45.
Atualizado em 05/07/2022 às 14:58
Novo equipamento digital para recepção de sinal de TV via satélite (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Novo equipamento digital para recepção de sinal de TV via satélite (Lucas Prates / Hoje em Dia)

Moradores de Belo Horizonte que assistem TV aberta usando antena parabólica convencional deverão trocar o equipamento para novas parabólicas digitais. A mudança é necessária para evitar interferência no sinal devido à tecnologia 5G da telefonia móvel, que será ativada nos próximos meses em todas as capitais do Brasil, pelas operadoras de telecomunicações.

A recepção de sinal pelas antenas digitais terá mais qualidade de som e de imagem, por se tratar de um equipamento mais moderno e tecnológico.

Nesta terça-feira (5), a empresa Siga Antenado, Entidade Administradora da Faixa de frequência 3,5 GHz, iniciou a distribuição e instalação dos novos equipamentos para a população da capital mineira.

As antenas serão instaladas sem custo para as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Em BH, cerca de 2,6 mil famílias ou residências devem ser beneficiadas pela gratuidade, segundo a entidade. A expectativa da empresa é que sejam realizadas 200 instalações por dia.

De acordo com Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, a mudança dos equipamentos é necessária para a desocupação da faixa de 3,5 GHz, que será usada pelo 5G. Por isso podem ocorrer interferências na recepção dos sinais de TV das parabólicas antigas (Banda C).

"Esse processo é muito importante porque, com a ativação do 5G, na região de Belo Horizonte, as pessoas que recebem sinal da parabólica convencional podem ter algum tipo de interferência na recepção da TV aberta e gratuita", contou Guerra.

5G no Brasil
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento, a ativação da rede 5G no Brasil está prevista somente para Brasília, na  próxima quarta-feira (6). São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa ainda não têm data definida para a ativação da nova frequência destinada ao serviço móvel de telefonia, mas o processo deve ser concluído nos próximos meses.

Famílias registradas no CadÚnico devem entrar em contato com a Siga Antenado pelo telefone 0800-729-2404, ou pelo site da entidade, para agendar a instalação da antena parabólica digital.

Para os moradores que estão incluídos nesse grupo, o custo estimado da instalação dos novos equipamentos começa em R$ 1 mil, de acordo com Leandro Guerra.

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por