
Embora a barragem que se rompeu na tarde desta sexta-feira (25) esteja localizada em Brumadinho, outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte que são banhadas pelo rio Paraopeba também estão em alerta e avisam as comunidades ribeirinhas sobre o risco de inundação.
A Defesa Civil de Betim e o Corpo de Bombeiros seguiram para os bairros próximos ao rio para verificar a possibilidade de enchente na região e retirar pessoas de casas que possam ser atingidas pela lama. Em vídeo publicado no Facebook, o prefeito de Betim, Vitorio Medioli, afirmou que todas as pessoas que moram nos bairros Citrolândia e Colônia Santa Izabel devem ficar em alerta sobre a possibilidade de serem atingidas. O prefeito relembra ainda uma grande inundação na Colônia Santa Izabel em 2008, por causa de enchente no Paraopeba.
A Prefeitura de Mário Campos também está tomando cuidado para que os moradores que vivem às margens do Paraopeba deixem suas casas temporariamente, para evitar acidentes.
A Prefeitura de São Joaquim de Bicas já alertou os moradores que vivem às margens do rio e os orientou a saírem de suas casas. O prefeito está reunido com os secretários para verificar que ações ainda devem ser feitas em relação ao assunto, de acordo com a assessoria de imprensa do município.
A Prefeitura de Pará de Minas usou as redes sociais para avisar as comunidades ribeirinhas do município:
Segundo a Vale, as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. De acordo com a empresa, a prioridade total, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade.