Uma cena triste chama a atenção de quem passa pelo Complexo da Lagoinha, na saída do túnel da Cristiano Machado, região Noroeste de Belo Horizonte. Um grupo de moradores de rua fez um apelo, escrito em um pedaço de madeira, para conseguir suportar as noites de frio.
"Precisamos de blusa de frio", informa a placa, colocada ao lado de uma das barracas que ficam abaixo do viaduto. A ideia veio de um grupo de quatro pessoas que vivem no local para chamar a atenção e despertar a solidariedade da população de BH.
Fernando Santos de Souza, 39 anos, foi um dos autores do apelo. Ele conta que vive na rua há mais 5 anos, desde que veio de Governador Valadares, na região do Rio Doce, para tentar uma vaga de emprego em BH. "É difícil. Agora, trabalho na reciclagem", conta.
Além da falta de teto, conta que se esquentar do frio e se alimentar tem sido difícil. Para isso, ele e os outros três homens que vivem no local contam com doações. "Coberta, blusa de frio e comida, mas tem vez que não vem. Ontem mesmo não recebemos nada e ficamos sem comer. Coberta, meia e calçado fazem muita falta", pede.
(Lucas Prates / Hoje em Dia)
(Lucas Prates / Hoje em Dia)
(Lucas Prates / Hoje em Dia)