Dia Nacional de Luta

Moradores em situação de rua dão 'tapa' no visual e recebem ação solidária em BH

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
19/08/2022 às 11:55.
Atualizado em 19/08/2022 às 12:06
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Moradores em situação de rua de Belo Horizonte foram alvos de uma ação solidária no bairro Lagoinha, região Noroeste da capital, na manhã desta sexta-feira (19). A ação, promovida pela Arquidiocese de BH, por meio da Pastoral de Rua, marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. 

A iniciativa aconteceu na rua Além Paraíba e reuniu cerca de 300 pessoas em situação de rua. Os populares participaram de roda de conversas sobre assuntos dentro do contexto do público, além de realizar corte de cabelo e se deliciar com um almoço, que foi servido às 11h. 

De acordo com a coordenadora da Pastoral, Claudenice Rodrigues Lopes, o projeto já faz parte do cotidiano da unidade. No entanto, tendo em vista o Dia Nacional destinado a causa, nesta sexta a ação contou com atividades diferentes. "Hoje é um evento mais amplo, com rodas de conversas temáticas para construir um documento com essas falas. Estimamos que em torno de 300 pessoas passem por aqui", afirma. 

A coordenadora ressalta a importância de ações destinadas ao público vulnerável. "É um evento importante para refletir sobre esse acontecimento grave, denunciar essas situações, mas que as pessoas reflitam sobre isso na perspectiva de mudanças", disse. 

O Agente social pela pastoral, Gleymerson Andrade, garante a importância do trabalho realizado pela Arquidiocese. Ele conta que já viveu nas ruas, mas que, graças ao trabalho realizado pela pastoral, conseguiu reaver o direito à moradia.

"Eu saí das ruas com ajuda da pastoral e dos técnicos da prefeitura. Tem mais de 20 anos que sai das ruas e hoje tenho minha casinha, minha filha. Ela é advogada", comemora. 

Gleymerson Andrade deixou as ruas há mais de 20 anos, após apoio da pastoral. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

Gleymerson Andrade deixou as ruas há mais de 20 anos, após apoio da pastoral. (Valéria Marques / Hoje em Dia)

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é comemorado em 19 de agosta em memória do chamado “Massacre da Sé”. Em 2004, sete pessoas em situação de rua foram assassinadas, oito ficaram feridas gravemente, após serem atacadas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo (SP).

(*) Informações de Valéria Marques

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por