Streptococcus descartado

Morte de criança em São João del-Rei não foi causada por bactéria, afirma Estado

Ainda não é possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos

Camilla Kind *
@camillakind
31/10/2023 às 19:30.
Atualizado em 31/10/2023 às 19:51
 (Pexels / Divulgação)

(Pexels / Divulgação)

O exame para avaliar as causas da morte de uma das crianças de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, descartou o óbito pela bactéria Streptococcus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (31) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Outros exames ainda estão sendo feitos.  

Até o momento, a investigação epidemiológica sugere que as crianças morreram devido a uma infecção disseminada, que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos.

A SES-MG esclarece ainda que o laboratório de referência estadual não recebeu amostras das outras duas crianças que morreram na cidade. Com os resultados disponíveis ainda não foi possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos nem afirmar que todos tenham sido causados pelo mesmo agente infeccioso.

Entenda o caso 

Três crianças morreram - uma de 3 e duas de 10 anos - em menos de dois meses após apresentarem quadros de febre e dor de garganta em São João del-Rei. Outra quatro crianças precisam ser internadas na Santa Casa da cidade.

Autoridades investigam a relação das hospitalizações com as mortes. A suspeita inicial era que os casos tivesse relação com uma bactéria, o que foi descartado nesta terça.

Os óbitos levaram pânico à população e obrigou as autoridades a adotar medidas urgentes, como o fechamento de escolas. 

* Estagiária sob supervisão de Renato Fonseca

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por