
A morte de Chico Xavier, um dos maiores líderes espíritas e filantropos do Brasil e do mundo, completa 20 anos nesta quinta-feira (30). Mineiro, de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele morreu em 2002, em Uberaba, no Triângulo.
Conhecido pela frase "a melhoria do mundo começa em cada um de nós", a história do religioso segue como inspiração para sociedade. Com esse intuito, por exemplo, foi criada a Fundação Cultural Chico Xavier, em sua cidade natal.
Chico dedicou sua vida aos necessitados e sofredores. É um dos brasileiros que mais homenagens recebeu: são inúmeros os títulos de cidadania honorária, diplomas e comendas em seu nome. Em 1981, foi agraciado com a mais alta comenda do Estado de Minas Gerais, a “Medalha da Inconfidência”. No mesmo ano, seu nome foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a “Comenda Chico Xavier. Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Em 2000, através da Telemar e da Rede Globo Minas, foi eleito o “Mineiro do Século”. E em 2012, através do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), recebeu o título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, também por votação popular.