Motoristas que transitarem nas novas faixas exclusivas para ônibus de Belo Horizonte, nos horários de pico, já podem ser multados. Além de pagar R$ 293, quem for flagrado comete infração gravíssima, com sete pontos na carteira. Nesta terça-feira (24), mais uma pista reservada para os coletivos entra em operação. Serão três nesta semana.
As vias estão localizadas no Centro e na Floresta, região Leste da capital. Nessa segunda-feira (23), a mudança de circulação começou na rua Espírito Santo, entre a rua dos Caetés e a avenida do Contorno. A faixa tem 300 metros de extensão, e a exclusividade para ônibus será válida nos dias úteis, entre 16h e 19h.
Nesta terça, é a vez da área reservada para o transporte público na rua Itajubá, entre Curvelo e avenida do Contorno, no bairro Floresta. Lá, os 150 metros de pista são exclusivos para ônibus das 6h às 9h30 e das 16h às 19h.
Já na quarta-feira (25) entra em funcionamento a faixa reservada na rua São Paulo, entre Álvares Cabral e Amazonas, também no Centro de BH. São 900 metros, com exclusividade das 16h e 19h.
A fiscalização será feita pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Segundo a BHTrans, a implantação traz um ganho de eficiência para os ônibus, "reduzindo o tempo de viagem dos usuários".