Após 8 anos

MST reocupa fazenda Eldorado, em Governador Valadares

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
28/05/2022 às 15:33.
Atualizado em 28/05/2022 às 15:53
 (MST-MG/Divulgação)

(MST-MG/Divulgação)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) reocupou na madrugada desta sábado (28) a fazenda Eldorado, em Pontal, distrito de Governador Valadares, no Vale Rio Doce. De acordo com a Coordenação do MST, a comunidade é formada por cerca de 150 famílias que foram desabrigadas pelas enchentes do rio Doce.

O local, de 718 hectares de terra, foi classificado como improdutivo pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2014. A fazenda já tinha sido ocupada no mesmo ano por 100 famílias e 200 jovens, durante a ação “II Acampamento Estadual da Juventude Sem Terra”. Mas, de acordo com a Coordenação, o grupo precisou se retirar da área e se reorganizar para proteger as famílias de ataques que estavam sofrendo.

Para o MST, “a reocupação das terras é fruto da necessidade de sobrevivência do povo brasileiro que se encontra em situação de vulnerabilidade social, causada pela falta de assistência pública e políticas voltadas para as necessidades do povo”, diz o texto de uma nota do movimento.

A coordenação da região afirma ainda que, diante do cenário econômico atual, não há alternativa senão “reivindicar seu direito de produzir o alimento e fazer cumprir a função social da terra”.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por