Cláudia Navarro

'Não temos data para desobrigar o uso da máscara em locais fechados', diz secretária de saúde de BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/04/2022 às 14:05.
Atualizado em 07/04/2022 às 14:42
 (FERNANDO MICHEL / HOJE EM DIA)

(FERNANDO MICHEL / HOJE EM DIA)

A desobrigação do uso da máscara contra a Covid-19 em locais fechados de Belo Horizonte ainda segue sem data para ocorrer. A afirmação é da atual secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro. 

Mesmo diante da expectativa do governo de Minas, que deve anunciar a liberação do equipamento de proteção a partir de 1º de maio no Estado, a chefe da pasta na capital prefere não definir um prazo. 

Assim como já afirmado anteriormente, Navarro considera que a desobrigação está diretamente ligada à vacinação de crianças, ainda considerada baixa e podendo estar relacionada à desconfiança de alguns pais na eficácia dos imunizantes.

“Qualquer data que eu colocar aqui como sendo a possível, posso estar falando sem um embasamento. O trabalho é melhorar cada vez mais os dados para abandonar a máscara cada vez mais cedo”, disse em entrevista à TV Globo nesta quinta-feira (7). 

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela PBH, apenas 28,1% das crianças de 5 a 11 anos receberam as duas doses do imunizante. Os dados são de 1º de abril. 

“Nós não temos que convencer a criança que ela tem que vacinar. Tem que ser uma campanha visando pais e responsáveis. Se eles não estiverem convencidos da importância da vacinação, nós não teremos um aumento nesse índice”, concluiu, lembrando que a imunização protege não só a criança, como a população como um todo. 

“E tem que ser muito bem colocado que o risco da vacinação é muito menor ao risco da doença”, finalizou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por