reprodução em cativeiro

Nasce segunda arara azul no zoológico da Capital; ave pode chegar a um metro de comprimento

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
19/05/2022 às 19:23.
Atualizado em 19/05/2022 às 20:43
Arara passa bem!!

 (Zoológico de Belo Horizonte)

Arara passa bem!! (Zoológico de Belo Horizonte)

O zoológico está em festa. O motivo é o nascimento de seu mais novo morador: uma arara-azul-grande. O filhote passa bem, permanece no ninho e é alimentado pelos pais.

A espécie se destaca pela beleza exuberante de suas penas azul-cobalto e por seu tamanho, que pode chegar a um metro de comprimento.
 
Só vai ser possivel saber o sexo da ave depois que ela completar sete meses. O  filhote nasceu no dia 29 de março, mas somente agora o zoológico divulgou a novidade.

(Zoológico de Belo Horizonte / Divulgação)

(Zoológico de Belo Horizonte / Divulgação)

A ave se alimenta basicamente de uma mistura de ração com frutas, transformada em uma papinha. Até que o filhote ganhe independência, será acompanhada por uma equipe do zoológico. 

Vunerável 

Até 2014, a espécie foi considerada ameaçada de extinção e, atualmente, é classificada como vulnerável, segundo critérios da União Nacional para a Conservação da Natureza (IUCN).  As maiores populações dessa espécie de arara são encontradas no Pantanal.

Curiosidades 
 
As araras-azuis apresentam alta capacidade de socialização entre os membros do grupo. Elas também têm comportamento monogâmico e os casais permanecem unidos até mesmo fora da estação reprodutiva. 

Esses pares dividem tarefas entre si, como o cuidado com o filhote e com o ninho.

Segundo nascimento 

É o segundo filhote da espécie que nasce no zoológico de Belo Horizonte. 
Uma fêmea nasceu em dezembro de 2019 e permaneceu 10 meses com os pais. Neste período, os técnicos observaram os pais ensinando variações vocais e escolha de alimentos. 

Leia Mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por