
A nova pesquisa divulgada pelo Datafolha, nesta quinta-feira (22), mostra que o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, mantém-se na liderança, com 47% das intenções de voto no 1º turno. Em relação à pesquisa do dia 15 de setembro, Lula subiu dois pontos percentuais.
Jair Bolsonaro (PL), aparece em segundo lugar, com 33% - mesmo índice da enquete anterior. Ciro Gomes (PDT) oscilou de 8% para 7% e Simone Tebet (MDB) manteve 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) oscilou de 2% para 1%.
Votos Válidos
Lula tem 50% dos votos válidos, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Para definir o pleito no primeiro turno, o candidato precisa obter mais da metade do total de votos válidos, que não considera nulos e brancos.
Na última pesquisa divulgada pelo instituto, na quinta-feira passada (15), Lula tinha 48% das intenções de votos e subiu 2 pontos percentuais; já Bolsonaro manteve os mesmos 35% que tem agora.
2º Turno
O Datafolha também perguntou aos eleitores sobre um possível cenário para o 2º turno, entre o ex-presidente Lula e Jair Bolsonaro. O candidato petista tem 54% das intenções de votos, contra 38% de Bolsonaro.
Os números indicam estabilidade, na comparação com a mesma simulação feita há semana, sem alteração nos percentuais. 7% dos eleitores disseram que votariam em branco e 2% não quiseram opinar.
Rejeição
52% dos entrevistados disseram que não pretendem reeleger Bolsonaro, na semana passada, o índice era de 53%.
A rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou de 38% para 39%.
Aprovação
A pesquisa do Datafolha também quis saber sobre a aprovação da gestão do candidato do PL no governo federal. O levantamento revela que 44% dos entrevistados avaliaram a atual administração como ruim ou péssima - mesmo patamar da semana passada. E 32% disseram que é ótima ou boa, ante os 30% da semana anterior.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de São Paulo e foi realizada entre os dias 20 e esta quinta-feira (22). O instituto ouviu 6.754 eleitores em 343 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04180/2022.
Leia mais