
A UPA Norte I, no bairro Aarão Reis, deve ser inaugurada no início de julho, afirmou o secretáriode Saúde de BH, Jackson Machado, durante uma live realizada na manhã desta sexta-feira (19), promovida pelo Conselho Municipal de Saúde.
As obras da unidade de pronto-atendimento foram sido interrompidas em 2016 e retomadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) em julho do ano passado. O investimento foi de aproximadamente R$ 3,4 milhões, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
A unidade irá substituir o edifício que abriga atualmente a UPA Norte, no bairro Primeiro de Maio. Somente em 2018, o local realizou mais de 97 mil atendimentos.
UPA Norte, no bairro Primeiro de Maio, fez 97 mil atendimentos em 2018.
Machado adiantou ainda que mais seis centros de saúde devem ser entregues até outubro. Dentre eles, os que vão atender aos bairros Boa Vista, Coqueiro e Copacabana.
Segundo o secretário, Belo Horizonte conta hoje com um aporte de R$ 113 milhões para a saúde, entre recursos próprios do município, devolução da Câmara Municipal e repasses dos governos de Minas e Federal.
Medicamentos
Os anestésicos e bloqueadores musculares, usados em cirurgias e na intubação de pacientes com Covid-19, que estão escassos em Belo Horizonte, devem ter o fornecimento normalizado nas duas próximas semanas, de acordo com Jackson Machado.
Segundo ele, a normalização será possível porque o Ministério da Saúde, atendendo a pedidos das secretarias municipais e estaduais de várias partes do país, decidiu fazer uma licitação única para a compra dos medicamentos. Diversos entidades ligadas a ministérios públicos intermediaram a negociação. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18).