Novembro Azul: seis em cada dez homens só procuram médico quando doença está avançada
Centro Educacional UniPromove realiza palestra nesta quarta-feira (26) para conscientizar colaboradores
Mês focado na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, o ‘Novembro Azul’ busca ampliar a conscientização sobre a saúde masculina, reforçando a importância de exames como o toque retal - que ainda é visto como um estigma para parte da população. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), seis em cada dez homens só procuram um médico quando os sintomas da doença já estão avançados, e quase metade não faz consultas preventivas.
Entre 2020 e 2024, o número de diagnósticos de câncer de próstata aumentou 32% no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Em Minas, o cenário também acende um alerta: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 78,1 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025.
Outra pesquisa, realizada pelo Hospital de Câncer A.C.Camargo, em parceria com a Nexus, revelou que três em cada dez homens nunca fizeram e não pretendem fazer o exame. Além disso, o estudo indica que 44% dos homens desconhecem as formas de prevenção do câncer de próstata, que causou 17.587 mortes no Brasil em 2024 - cerca de 48 por dia.
Segundo o urologista da Rede Mater Dei de Saúde, Guilherme Valente, os exames de PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são fundamentais para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
“Muitos homens ainda associam o exame ao constrangimento ou a uma ameaça à masculinidade. Nosso papel é trazer naturalidade e informação. O toque retal avalia diretamente o tamanho, a consistência e possíveis nódulos suspeitos. São exames complementares”, destaca.
Novembro Azul é destaque em palestra do Centro Educacional UniPromove
Para conscientizar os funcionários sobre a importância da realização dos exames, o Centro Educacional UniPromove realizou uma palestra nesta quarta-feira (26) no auditório da universidade. O evento contou com a presença de colaboradores da instituição e alunos.
Coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade Kennedy, Débora Gomes considera que o mês de novembro é importante para quebrar estigmas em relação à saúde masculina e reforçar a necessidade da realização de exames como o toque retal.
“O câncer de próstata é o segundo mais prevalente na sociedade brasileira. Quando pensamos em risco de mortalidade, também é o segundo que mais mata homens em todo o mundo. Por isso é tão importante falarmos da prevenção”, destaca.
A especialista também listou dicas para ajudar a evitar a doença. “A recomendação é controlar o peso, praticar atividade física regularmente, manter uma alimentação saudável e parar de beber e fumar. Tudo isso são fatores que ajudam na prevenção do câncer de próstata”.
Leia mais:
