
O tratamento contra o câncer em Minas ganhou um reforço nesta sexta-feira (18) com a inauguração de mais um acelerador linear para radioterapia, no Hospital da Baleia, região Leste de Belo Horizonte. A expectativa é que o equipamento amplie o número de pacientes atendidos por dia, passando de 90 para 120, o que dá um aumento de cerca de 33%.
O aparelho, que usa raios x de alta energia sobre o tumor para destruir células cancerígenas, é o segundo do tipo no hospital. Conforme a instituição, ele foi adquirido após o investimento de R$ 2,9 milhões do Ministério da Saúde.
Essa aquisição do Hospital da Baleia, que é referência no Estado, faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS. Uma ação do Governo Federal para ampliar e criar novos serviços de radioterapia em hospitais da rede pública para atender as demandas regionais de tratamento oncológico.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, compareceu à inauguração e enfatizou a importância de fortalecer o Sistema Único de Saúde e a rede assistencial para diagnósticos precoces. "Nós temos que ter no horizonte a perspectiva de fortalecer a rede assistencial, desde o diagnóstico precoce, que é feito na atenção primária à saúde, até os tratamentos especializados do câncer, como cirurgia oncológica, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia", afirmou o ministro.
Leia mais: