Novo Papa já esteve em BH visitando escolas e instalações agostinianas, lembra moradora do Barreiro
Em uma das passagens por Minas, o então cardeal Robert Francis Prevost participou de celebração na região metropolitana
O Papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8) sucessor de Francisco após dois dias de conclave no Vaticano, já esteve em Belo Horizonte por mais de uma vez, entre 2000 e 2012, visitando escolas e instalações agostinianas - uma delas, na região do Barreiro. Em uma das passagens do então cardeal Robert Francis Prevost, Prior Geral dos Agostinianos na época, ele participou da celebração em que três jovens fizeram a profissão solene, que são os primeiros votos.
Convidada por um dos jovens para assistir ao ritual, a psicóloga Andreia Therezinha conta que o agora Papa era tímido e discreto, mas com um carisma "inigualável". A cerimônia aconteceu no Recanto Santo Agostinho, em Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para Andreia, as lembranças a fazem acreditar que Leão XIV seguirá o legado de Francisco.
“Fui convidada por um dos jovens a participar da cerimônia. O frei Robert estava lá na capela, nessa casa de retiro em Mário Campos, e presenciou (os votos)”, disse.
Sobre as impressões acerca do futuro papado, Andreia acredita que Leão XIV seguirá os passos do italiano Vincenzo Gioacchino Pecci, o Leão XIII, papa da Igreja Católica de 1878 a 1903.
No legado de Leão XIII, destaca-se a devoção ao Espírito Santo e a Encíclica Rerum Novarum, publicada em 15 de maio de 1891, na sequência da Revolução Industrial. O documento aborda a desigualdade e a relação e o direitos dos trabalhadores.