Novo sistema de som para o Carnaval de BH começa a ser instalado na avenida dos Andradas
Novidade será testada pela primeira vez no ensaio geral, que vai ocorrer no sábado (13) e domingo (14)

Começou a ser instalado nesta quarta-feira (10), na avenida dos Andradas, região Leste de Belo Horizonte, o sistema de som que vai auxiliar as baterias e bandas dos blocos de rua durante os desfiles do carnaval de 2024. A novidade será testada pela primeira vez no ensaio geral, que vai ocorrer no sábado (13) e domingo (14).
Caixas de som estão sendo distribuídas ao longo de 500 metros da via, altura do número 4.000, para reproduzir o batuque de 24 blocos da capital. O grande ensaio vai começar a partir das 10h de sábado e tem a expectativa de reunir 50 mil pessoas nos dois dias do evento, de acordo com os organizadores.
No lugar dos tradicionais trios elétricos, dois "trens elétricos" adaptados vão levar a banda e os cantores dos blocos pelo trajeto. Cerca de R$ 5 milhões serão investidos no sistema de sonorização com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas, da Codemge e da Cemig.
“O som vai ser expandido para as laterais para atrás do trem elétrico, não mais como é nesses trios elétricos que nós importamos da Bahia, que um som que vai pro alto, para poder atender o formato de Carnaval de Salvador, que tem os camarotes”, explica a a Secretária Adjunta de Comunicação do Estado, Bárbara Botega.
Oito grandes blocos se apresentam no ensaio e convidam outros dois blocos para também experimentarem a novidade, que deve se estender para os próximos carnavais. São eles:
- Baianas Ozadas
- Então Brilha!
- Angola Janga
- Truck do desejo
- Volta Belchior
- Seu Vizinho
- Havaianas Usadas
- Bloco da Esquina
"Esse modelo não existe em outros lugares. Nós inventamos um carnaval com suas próprias características, com baterias e com banda. Vamos construir o próprio trio elétrico, chamado trem elétrico. Já temos um grande carnaval e precisávamos desse apoio para ter uma festa a altura do que nós construímos", afirmou Kerison Lopes, presidente da Liga dos Blocos de Santa Teresa.
*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais:
Credenciais de ambulantes para o Carnaval de BH serão entregues no mesmo dia das inscrições
Passagem dos ônibus de Contagem volta a subir para R$ 6 nesta quarta