CRIMINALIDADE

Número de cabos roubados em BH nos oito primeiros meses do ano já iguala o total de 2020

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
30/11/2022 às 07:50.
Atualizado em 30/11/2022 às 07:53
 (Guarda Municipal/ Divulgação)

(Guarda Municipal/ Divulgação)

A capital mineira registrou, até o dia 10 de agosto deste ano, 159 ocorrências de furtos de cabos, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte. O número é o mesmo que foi contabilizado durante todo o ano de 2020 na cidade. 

Segundo a prefeitura, “os números se referem a registros feitos apenas pela Guarda Municipal e consideram cabos em geral, incluindo os de energia, de telefone, de TVs a cabo, de internet e outros”. 

Questionada sobre formas de combater o problema, a PBH afirma que mantém o Projeto MASP (Metodologia Ágil de Solução de Problemas), aplicado sob coordenação do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) e que envolve atuação conjunta da BHTrans, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Subsecretaria de Fiscalização (SUFIS), da SLU e da Cemig.

“O projeto possibilita o compartilhamento imediato das informações relacionadas a ocorrências de furtos de cabos, e permite envolver os setores afetados o mais rapidamente possível”, afirma a prefeitura. 

Ainda de acordo com a PBH, essa agilidade “permite sanar a consequência de forma imediata, seja a da falta de sinalização semafórica (com a BHTrans emitindo alertas semafóricos para evitar congestionamentos e acidentes) ou da queda da energia (quando se trata de cabos da Cemig), por exemplo.”

A prefeitura também realizou nesta terça-feira (29) uma ação de abordagem junto a ferros-velhos em 10 endereços da região Centro-Sul. “Verificamos a existência de irregularidades em estabelecimentos de reciclagem que fazem a compra e revenda de metais usados na capital. O objetivo é coibir a receptação de fios de cobre, grelhas e tampas de bueiros furtados", explicou a PBH. 

De acordo com a prefeitura, "não houve apreensões neste primeiro dia da operação e as abordagens irão se estender às demais regiões da cidade”.

Já em Minas Gerais foi registrado, no 1º semestre de 2022, um total de 317.342 metros de cabos de telecomunicações roubados ou furtados. O número é 74% maior em comparação ao 2º semestre de 2021, que é de 182.901 metros.

Os dados são de um levantamento da Conexis Brasil Digital, sindicato que reúne as maiores operadoras do Brasil. 

O número registrado no 1º semestre de 2022 no estado também é três vezes maior do que o registrado no primeiro semestre de 2021, que foi de 102.875 metros. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por