
A partir desta terça-feira (26), Belo Horizonte terá novo aumento de 15% no número de viagens de ônibus, totalizando 30% em relação ao patamar de março de 2022, conforme previsto no acordo com a prefeitura da capital que prevê um subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus. A primeira etapa da ampliação ocorreu em 12 de julho, um dia após o pagamento da primeira parcela do recurso.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), o contrato prevê um mínimo de 21.708 viagens a partir de amanhã. Contudo, as empresas garantem que vão ofertar mais: 22.300 aos dias úteis. Na primeira fase da ampliação era exigido um mínimo de 19.203 viagens.
Conforme Raúl Leite, presidente do Setra-BH, a ampliação significa “menos tempo de espera nas estações e menos passageiros a bordo de cada coletivo”. Ele também afirma que as empresas estão com processo de contratação em aberto para motoristas, mecânicos e eletricistas.
Reclamações
Em quase duas semanas de ampliação do número de viagens de ônibus em Belo Horizonte, 3.257 reclamações foram feitas à PBH sobre problemas no transporte público, conforme atualização nesta segunda-feira (25) do banco de informações da própria Prefeitura.
A principal queixa é o descumprimento dos horários, com 776 registros (28% das ocorrências). Em seguida, aparecem a superlotação, com 574 relatos (21%), e reclamações gerais do quadro de horários, com 410 denúncias (14% das queixas).
O canal disponível para reclamações dos usuários é o WhatsApp, pelo número (31) 98472-5715. Para fazer a queixa, é preciso informar o número da linha e do veículo, que podem ser conferidos nas traseiras dos coletivos.